Conceitos

Á B C D E F G H I J K L M N Ó P Q R S T U V X Z
Inflamação do ouvido interno (labirinto).

É aquele que fabrica produtos oficinais e outros, de uso em homeopatia, para venda a terceiros devidamente legalizados perante as autoridades competentes.

O laboratório do Ministério da Saúde ou congênere da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, com competência delegada através de convênio ou credenciamento, destinado à análise de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.

Embalagem primária que consiste em uma fina camada de material flexível.

Inflamação da mucosa laríngea, incluindo as pregas vocais. A laringite é caracterizada por irritação, edema, e redução da elasticidade da mucosa, o que leva a distúrbios da voz, tais como afonia e rouquidão.

Documento, emitido pelo responsável técnico, que registra o acompanhamento e a supervisão da produção de sementes, de material de propagação vegetativa e de mudas.

Agentes que produzem fezes moles e relaxam e soltam os intestinos, normalmente usados ​​por um período prolongado, para aliviar a constipação.

Dispositivo destinado à limpeza do local de aplicação do medicamento.

Lesões no manguito rotador da articulação do ombro.

É o tipo de liberação de formas farmacêuticas que não são modificadas intencionalmente por um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação.

É definida como a liberação de carga ou lotes de produtos submetidos à esterilização terminal, por meio do cumprimento de parâmetros críticos do processo de esterilização, sem a necessidade de realização do teste de esterilidade. 

É o tipo de liberação modificada de formas farmacêuticas que possibilita pelo menos uma redução na frequência de dose quando comparada com o medicamento apresentado na forma de liberação convencional. É obtida por meio de um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação. 

É o tipo de liberação modificada de formas farmacêuticas que apresenta uma liberação retardada do princípio ativo. A liberação retardada é obtida por meio de um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação. As preparações gastrorresistentes são consideradas formas de liberação retardada, pois são destinadas a resistir ao fluido gástrico e liberar o princípio ativo no fluido intestinal.

Permissão concedida pelo órgão de saúde competente dos Estados, Municípios e Distrito Federal, para o funcionamento de estabelecimento vinculado a empresa que desenvolva qualquer das atividades enunciadas no artigo 2º deste Regulamento.

Critério estabelecido, exigindo acompanhamento imediato e ação corretiva se excedido.

Critérios estabelecidos que dão o alerta antecipado do desvio potencial de condições normais que não são necessariamente motivos para uma ação corretiva definitiva, mas que requerem ações de acompanhamento.

Inflamação dos gânglios linfáticos.

Doença linfática caracterizada por inflamação de vasos linfáticos.

Forma farmacêutica que consiste de uma substânciaquímica pura no estado líquido, podendo ser aquosa ou oleosa. Obs.: esta forma farmacêutica não deve ser aplicada para soluções, suspensões, emulsões, xampus e sabonetes líquidos.

Solventes ou mistura de solventes que são utilizados no processo de extração. 

Livro destinado ao registro de todas as preparações magistrais manipuladas em farmácias.

Livro destinado à anotação, em ordem cronológica, de estoques, de entradas (por aquisição ou produção), de saídas (por venda, processamento, uso) e de perdas de medicamentos sujeitos ao controle especial.

Espaço fisicamente definido dentro de uma área ou sala para o desenvolvimento de determinada atividade.

É a preparação líquida aquosa ou hidroalcoólica, com viscosidade variável, para aplicação na pele, incluindo o couro cabeludo. Pode ser solução, emulsão ou suspensão contendo um ou mais princípios ativos ou adjuvantes. 

Quantidade definida de matéria-prima; material de embalagem ou produto, obtidos em um único processo, cuja característica essencial é a homogeneidade.

Quantidade definida de material de propagação vegetativa de mesma espécie ou cultivar, oriundas da mesma procedência, sendo que cada porção é homogênea e uniforme para as informações do Termo de Conformidade de Material de Propagação Vegetativa, dentro de tolerâncias permitidas.

Quantidade definida de mudas de mesma espécie ou cultivar, oriundas do mesmo lote de sementes ou de material de propagação vegetativa, sendo que cada porção é homogênea e uniforme para as informações do Termo de Conformidade de Muda Florestal, dentro de tolerâncias permitidas.

Quantidade definida de sementes de mesma espécie ou cultivar, oriundas da mesma procedência, que pode ser formado por sementes de uma ou de várias matrizes ou ACS, sendo que cada porção é homogênea e uniforme para as informações do Termo de Conformidade de Semente Florestal, dentro de tolerâncias permitidas.

Doença multissistêmica, crônica, recidivante, inflamatória, e geralmente febril do tecido conjuntivo, caracterizada principalmente pelo envolvimento da pele, articulações, rins e membranas serosas. É de etiologia desconhecida, mas acredita-se que represente uma insuficiência dos mecanismos regulatórios do sistema autoimune. A doença é caracterizada por uma ampla faixa de disfunções sistêmicas, taxa elevada de sedimentação de eritrócitos e a formação de células LE no sangue ou na medula óssea.