Ensaio Clínico

Ansiolítica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 260 mg do extrato vegetal.

Estudo randomizado, controlado, cruzado, duplo-cego com 40 voluntários submetidos à exodontia de terceiros molares inferiores, tratados com o fitoterápico ou midazolam, com posterior análise do nível de ansiedade (questionários específicos/padronizados), parâmetros fisiológicos (FC, PA e SpO2) e efeitos adversos.

Tomar 1 comprimido 30 minutos antes dos procedimentos cirúrgicos.

O extrato de P. incarnata apresenta atividade ansiolítica, na dose indicada, sendo seguro e eficaz para aplicação odontológica, comparável ao midazolam.

[ 1 ]
-

Extrato: 1000 mg.

Estudo randomizado, duplo-cego com 26 pacientes a serem submetidos a cirurgia eletiva, pré-tratados como fitoterápico, com posterior análise da pressão arterial (diastólica e sistólica), frequência cardíaca e respiratória, saturação e questionários específicos/padronizados (VAS, DSST e SRPA).

Tomar 1000 mg, 1 hora antes do procedimento cirúrgico.

O extrato de P. incarnata apresenta atividade ansiolítica pré-cirúrgica, comparável a melatonina, contudo, houve relatos de comprometimento psicomotor.

[ 4 ]
-

PasipayTM: gotas.

Estudo randomizado, duplo-cego com 18 pacientes portadores de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), tratados com o fitoterápico, com posterior análise de questionário específico/padronizado (HAM-A) e efeitos colaterais.

Tomar 45 gotas/dia associado com placebo (comprimido).

O fitoterápico apresenta eficácia para o tratamento da TAG comparável ao oxazepam, além de baixa incidência de efeitos colaterais (desempenho no trabalho).

[ 5 ]
-

Comprimido (PassipyTM): contendo 500 mg do extrato vegetal.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 30 pacientes portadores de ansiedade pré-operatória (herniorrafia inguinal), pré-tratados com o fitoterápico, com posterior análise da escala numérica para ansiedade (NRS), função psicomotora (TDT) e neuropsicológica (DSST).

Tomar 1 comprimido 90 minutos antes do procedimento cirúrgico.

O fitoterápico apresenta atividade ansiolítica no pré-operatório, sem induzir a sedação.

[ 7 ]

PasipayTM: gotas.

Estudo randomizado, unilateral com 21 pacientes portadores de ansiedade induzida por um procedimento odontológico, pré-tratados com o fitoterápico, com posterior análise de questionário específico/padronizado (DAS-R de Corah).

Tomar 20 gotas a noite (anterior ao procedimento odontológico) e 20 gotas pela manhã (90 minutos antes do procedimento cirúrgico).

O fitoterápico apresenta eficácia para o tratamento da ansiedade, proveniente de tratamentos odontológicos.

[ 9 ]
-

Cápsula: contendo 250 mg do extrato vegetal. Outra espécie em estudo: Erythrina mulungu.

Estudo randomizado, controlado, paralelo, triplo-cego com 50 pacientes portadores de ansiedade induzida por exodontia dos terceiros molares inferiores, tratados com o fitoterápico, com posterior análise do nível de ansiedade (questionários) e parâmetros físicos (pressão arterial, frequência cardíaca e saturação).

Tomar 2 cápsulas 60 minutos antes do procedimento odontológico.

O extrato de P. incarnata apresenta atividade ansiolítica em pacientes que antecedem a exodontia, comparada ao medicamento midazolam.

[ 10 ]
-

Extrato (xarope): contendo 700 mg do material vegetal em 5 mL de água.

Estudo randomizado, controlado, prospectivo, duplo-cego com 30 pacientes portadores de ansiedade pré-operatória e submetidos a raquianestesia, pré-tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de questionários específicos/padronizados (STAI, OAA/S, PAT e FTT) e parâmetros hemodinâmicos.

Tomar 5 mL do xarope, 30 minutos antes da raquianestesia.

O extrato de P. incarnata apresenta atividade ansiolítica, sem alterar os parâmetros hemodinâmicos, psicomotor e nível de sedação.

[ 14 ]
Calmante

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Parte aérea

Comprimidos (Ze 185): contendo a combinação de 90 mg do extrato etanólico a 90% (p/p) de Petasites hybridus (RDE: 7 a 14:1), 90 mg do extrato metanólico a 45% (p/p) de Valeriana officinalis (RDE: 4 a 6:1), 90 mg do extrato etanólico a 50% (p/p) de Passiflora incarnata (RDE: 3 a 6:1), 60 mg do extrato etanólico a 20% de Melissa officinalis (RDE: 2,5 a 3,9:1).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 23 voluntários saudáveis, pré-tratados com o fitoterápico e submetidos ao teste de estresse social Trier (TSST), com posterior análise do nível de cortisol salivar e de ansiedade (Inventário de Ansiedade Traço-Estado, IDATE).

Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite)/3 dias, posteriormente, tomar apenas 2 vezes ao dia (manhã e meio dia)/1 dia.

O fitoterápico Ze 185 apresenta reduz o estresse emocional, contudo, não altera o nível de cortisol salivar.

[ 13 ]

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimidos (Pascoflair®): padronizado com 425 mg do extrato vegetal (a partir do extrato etanólico a 50%). RDE: 5 a 7:1.

Estudo multicêntrico, prospectivo não intervencionista com 154 pacientes portadores de inquietação nervosa, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de resistência ao estresse (RS-13), qualidade de vida (EQ-5Q e EQ-VAS), potencial de dependência (BDEPQ) e efeitos adversos.

Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia/12 semanas.

O extrato de P. incarnata apresenta atividade calmante, aumentando a resiliência e a qualidade de vida, além de boa tolerabilidade.

[ 11 ]
Indutora de sono

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Folha, Caule, semente e flor

Extrato: infusão de 1 sachê (contendo 2 g do material vegetal) em 250 mL de água.

Estudo controlado, duplo-cego com 41 voluntários saudáveis, submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise da qualidade do sono (polissonografia e questionários específicos/padronizados).

Tomar 250 mL, 1 vez ao dia/7 dias.

A infusão de P. incarnata, na dose indicada, pode melhorar a qualidade do sono em adultos saudáveis.

[ 2 ]

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Folha e fruto

Cápsula: contendo 60 mg do extrato vegetal (80% da folha e 20% do fruto, ambos em pó, em álcool a 60%, submetidos ao processo spray-dried).

Estudo randomizado, prospectivo, controlado, duplo-cego com 45 indivíduos portadores transtorno de insônia, tratados com o fitoterápico, com posterior análise de parâmetros de polissonográficos e questionários específicos/padronizados.

Tomar 1 cápsula a noite, antes de dormir/2 semanas.

O extrato de P. incarnata aumenta o tempo total de sono, sendo promissor para o tratamento da insônia.

[ 3 ]
-

Comprimidos de 410 mg (NSF-3): contendo a associação de 300 mg de Valeriana officinalis, 80 mg de Passiflora incarnata e 30 mg de Humuus officinalis, padronizado com 0,8% de ácido valerínico, 4% de isovitexina e 0,35% de rutina, respectivamente.

Estudo randomizado, controlado, paralelo, duplo-cego com 39 pacientes portadores de insônia primária, tratados com o fitoterápico, com posterior análise de questionários específicos/padronizados, índice de insônia e sonolência, parâmetros clínicos e bioquímicos, e eventos adversos.

Tomar 1 comprimido 1 hora antes de dormir/2 semanas.

O fitoterápico NSF-3 apresenta eficácia para o tratamento da insônia primária, a curto prazo, comparável ao medicamento zolpiden, contudo, demonstra efeito colateral leve, como a sonolência.

[ 6 ]
Interação medicamentosa

Caso Reportado

Caso Reportado
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Parte aérea

Comprimido: contendo 300 mg de Valeriana officinalis e 380 mg de Passiflora incarnata.

Estudo com 1 paciente em tratamento com lorazepan, associado a automedicação contendo a combinação dos extratos vegetais, com posterior relato de efeitos colaterais.

Ingestão de 3 comprimidos, em intervalos de 1 hora, antes de dormir.

O caso reportado, demonstra que os extratos de V. officinalis e P. incarnata aumentam a atividade inibitória do lorazepan, provocando efeitos adversos.

[ 8 ]
Redutora da síndrome de abstinência do ópio

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Extrato: gotas.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego 65 voluntários dependentes de opiáceos, submetidos ao tratamento com o fitoterápico associado a clonidina, com posterior análise da escala de abstinência de opiáceos.

Tomar 60 gotas ao dia e 0,3 mg de clonidina 3 vezes ao dia/14 dias.

O fitoterápico reduz os sintomas mentais relacionados a síndrome de abstinência a opiáceos, sendo promissor a associação com a clonidina.

[ 12 ]