Ensaio Clínico

Anti-inflamatória

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Folha

Pomada (50 g): contendo 3% do gel mucilaginoso (pó).

Estudo randomizado, prospectivo, duplo-cego com 18 pacientes portadores de proctite aguda induzida por radiação para o tratamento de câncer pélvico, submetidos a administração do fitoterápico, com posterior análise de parâmetros clínicos (sangramento retal, dor abdominal ou retal, diarreia e urgência fecal), níveis de proteína C reativa, toxicidade e estado psicossomal.

Aplicar (via retal) 1 g do fitoterápico 2 vezes ao dia/6 semanas, desde o início da radioterapia.

A pomada contendo A. vera apresenta atividade anti-inflamatória potente, sendo promissora na prevenção da proctite aguda em pacientes submetidos a radioterapia.

[ 25 ]
Folha

Pomada (50 g): contendo 3% do gel mucilaginoso (pó).

Estudo randomizado, prospectivo, controlado, duplo-cego com 9 pacientes portadores de proctite aguda induzida por radiação para o tratamento de câncer pélvico, submetidos a administração do fitoterápico, com posterior análise de parâmetros clínicos (sangramento retal, dor abdominal ou retal, diarreia e urgência fecal), toxicidade e estado psicossomal.

Aplicar (via retal) 1 g do fitoterápico 2 vezes ao dia/4 semanas.

A pomada contendo A. vera apresenta atividade anti-inflamatória potente, sendo promissora no tratamento da proctite aguda em pacientes submetidos a radioterapia, além da ausência de efeitos adversos.

[ 28 ]
Folha

Gel mucilaginoso.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 22 pacientes portador de colite ulcerativa (leve à moderada), tratados com o gel vegetal, com posterior análise de parâmetros clínicos, bioquímicos (albumina, proteína C reativa e velocidade de hemossedimentação) e histológicos.

Ingerir 100 mL do gel mucilaginoso vegetal 2 vezes ao dia/4 semanas.

O gel mucilaginoso de A. vera apresenta atividade anti-inflamatória significativa, sendo promissor para o tratamento da colite ulcerativa.

[ 33 ]
Folha

Xarope.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 31 pacientes portadores de Síndrome do intestino irritável (SII), tratados com o fitoterápico, com posterior análise de questionários específicos/padronizados.

Tomar 50 mL 4 vezes ao dia/30 dias.

O xarope de A. vera apresenta segurança para uso interno, contudo, não demonstra eficácia significativa para o tratamento da SII.

[ 45 ]
Cicatrizante e Analgésica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Folha

Creme: contendo 0,5% do pó (gel mucilaginoso) de Aloe vera.

Estudo randomizado, prospectivo, controlado, duplo-cego com 24 pacientes submetidos ao processo cirúrgico de hemorroidectomia aberta, tratados com o fitoterápico, com posterior análise da intensidade da dor e cicatrização.

Aplicar no local 3 vezes ao dia/4 semanas.

O fitoterápico apresenta atividade analgésica e cicatrizante, além da ausência de efeitos colaterais.

[ 12 ]
Redutora do refluxo gastroesofágico

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Folha

Xarope: padronizado com 5,0 mg de polissacarídeos/mL.

Estudo randomizado, controlado com 28 pacientes portadores de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), tratados com o fitoterápico, com posterior análise da frequência de sintomas específicos.

Tomar 10 mL/dia (à noite), 30 minutos antes de dormir.

O fitoterápico de A. vera apresenta segurança e eficácia para o tratamento da DRGE.

[ 1 ]