Ensaio Clínico

Antiviral

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Parte aérea

Extrato (EchinaGuard®): a partir da prensagem do material vegetal (fresco), contendo 22% de etanol.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 48 pacientes portadores de infecção induzida por rinovírus (RV-39), pré e pós-tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros clínicos, bioquímicos e viral.

Tomar 2,5 ml 3 vezes ao dia/7 dias antes e após a inoculação intranasal de RV-39.

Neste estudo o extrato de E. purpurea, na dose indicada, não demonstra eficácia.

[ 19 ]
Imunomoduladora

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz

Extrato: 1 parte do material vegetal (fresco) em 2 partes de solvente. Outras espécies em estudo: Astragalus membranaceus (raiz fresca) e Glycyrrhiza glabra (raiz seca).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 14 voluntários submetidos a administrações dos extratos vegetais, em combinação ou não, com posterior análise dos níveis de CD25 em sangue periférico, por citometria de fluxo.

Tomar 7,5 mL 2 vezes ao dia (= 0,93 g de E. purpurea, 1,23 g de A. membranaceus e 0,87 g de G. glabra)/7 dias.

Observou-se que o extrato de E. purpurea aumenta significativamente a expressão de CD25.

[ 7 ]
Raiz

Tintura. Outras espécies em estudo: Astragalus membranaceus (raiz) e Glycyrrhiza glabra (raiz).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 16 voluntários submetidos a administração dos extratos vegetais, em combinação ou não, com posterior detecção de linfócitos (CD4 T, CD8 T, B e NK) e análise dos níveis de CD69 em sangue periférico, por citometria de fluxo.

Tomar 7,5 mL 2 vezes ao dia (= 0,93 g de E. purpurea, 1,23 g de A. membranaceus e 0,87 g de G. glabra)/7 dias.

Observou-se que as tinturas das espécies em estudo estimulam a expressão de CD69 principalmente em linfócitos CD8.

[ 13 ]
-

Extrato (Esberitox®): prensagem para obtenção do sumo, contendo 22% de etanol (p/p).

Estudo randomizado, cruzado, controlado, duplo-cego com 40 voluntários saudáveis, submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior quantificação e identificação de linfócitos (CD-3, CD-4, CD-8, CD-14, CD-19, CD-56, CD-45RA, CD-45RO, HLADR e NK) por citometria de fluxo, parâmetros hematológicos e bioquímicos.

Tomar 12 ao dia/14 dias.

O extrato de E. purpurea apresenta discreta atividade imunoestimulante (linfócitos CD-8 e NK).

[ 14 ]
Parte aérea

Suco: contendo 22% de etanol.

Estudo cruzado, controlado, duplo-cego com 40 voluntários saudáveis, submetidos a administração do suco vegetal, com posterior análise de parâmetros imunológicos (leucócitos e monócitos polimorfonucleares) por citometria de fluxo, hematológicos, bioquímicos e dos níveis de TNF-α e IL-1 (em amostra de sangue após estímulo com LPS).

Tomar o preparado contendo o suco vegetal 2 vezes ao dia/14 dias, pausar por 4 semanas, posteriormente, reiniciar o tratamento por mais 14 dias.

Observou-se que o suco da parte aérea de E. purpurea não estimula a atividade fagocitária, e não altera os níveis de TNF-α e IL-1, contudo reduz a concentração de ferritina sérica.

[ 23 ]

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Extrato (Echinilin®): contendo 40% de etanol. Padronizado: 0,25 mg/mL de alcamidas, 2,5 mg/mL de ácido cichórico e 25,5 mg/mL de polissacarídeos.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 56 pacientes portadores de resfriado comum, tratados com o fitoterápico, com posterior caracterização de linfócitos por imunofluorescência e análise da atividade da superóxido dismutase (SOD) em eritrócitos.

Tomar 5 mL 8 vezes ao dia/1 dia, posteriormente, 5 mL 3 vezes ao dia/6 dias.

Observou-se que E. purpurea apresenta atividade imunomoduladora significativa, aumentando os níveis de monócitos, neutrófilos e células NK, além de favorecer a eliminação de radicais livres.

[ 15 ]