Condições de acondicionamento

As condições de acondicionamento descritas nas monografias utilizam as definições a seguir:

Recipiente bem fechado - É aquele que protege seu conteúdo de perdas e contaminação por sólidos estranhos, nas condições usuais de manipulação, armazenagem, distribuição e transporte.

Recipiente hermético - É aquele impermeável ao ar ou qualquer outro gás, nas condições usuais de manipulação, armazenagem, distribuição e transporte.

Recipiente opaco - É aquele que impede a visualização do conteúdo, abrangendo todas as cores. Constitui barreira de proteção à luminosidade.

Recipiente perfeitamente fechado - É aquele que protege o seu conteúdo contra perdas ou contaminação por sólidos, líquidos e vapores estranhos, eflorescência, deliquescência ou evaporação, nas condições usuais de manipulação, distribuição, armazenagem e transporte.

Recipiente para dose única - É o recipiente hermético que contém determinada quantidade do medicamento destinada a ser administrada de uma só vez e que depois de aberto, não poderá ser fechado com garantia de esterilidade.

Recipiente para doses múltiplas - É o recipiente hermético que possibilita a retirada de porções sucessivas de seu conteúdo, sem modificar a concentração, a pureza e a esterilidade da porção remanescente.