Hydrocotyle asiatica - Antimicrobiana e Antiproliferativa - Folha

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

Observou-se que os extratos vegetais apresentam atividade antibacteriana e antiproliferativa.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato (1:10 p/v): material vegetal (pó) em metanol, acetato de etila, diclorometano e água. Outras espécies em estudo: Warburgia salutares e Curtisia dentata.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em cepas de Enterococcus avium, Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Bacillus cereus, Enterococcus hirae, E. faecalis, E. gallinarium, Eschericia coli, Pseudomonas aeruginosa, Proteus mirabilis, P. vulgaris, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter calcaoceuticus anitratus e Salmonella typhi, submetidos ao teste disco-difusão em ágar e microdiluição em ágar, com posterior análise do halo de inibição, concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM).

Determinar a liberação da enzima lactato desidrogenase (LDH) e inibição da bomba de efluxo na presença de glicose através da absorção de rodamina 6G.

Em células de adenocarcinoma de mama humano (MCF-7), de carcinoma cervical (HeLa), de carcinoma colorretal humano (Caco-2) e embrionárias de rim humano (HEK293), incubadas com os extratos vegetais, com posterior análise da concentração inibitória média (CI50) e viabilidade celular (MTT).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: