Justicia pectoralis var. stenophylla - Anti-inflamatória e Hormonal - Parte aérea

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

Observou-se que J. pectoralis é agonista dos receptores de estrogênio e progesterona, além de demonstrar ação anti-inflamatória.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: maceração de 1 kg do material vegetal (seco) em 5 L de metanol. Frações: éter de petróleo, acetato de etila, acetato de etila e água.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em células de câncer de mama humano estrógeno dependente (MCF-7 K1) incubadas com o extrato vegetal, com posterior análise da proliferação celular.

Em células de câncer de mama humano (MCF-7) transfectadas com o gene repórter Luciferase (ERE 2), incubadas com o extrato vegetal na presença de antagonista para o receptor de estrógeno, e análise da expressão dos genes pS2, PR e PTGES.

Em células osteossarcoma de humano (U2-OS) transfectadas com o gene repórter Luciferase (ERβ-CALUX) incubadas com o extrato vegetal com posterior análise dos níveis de estradiol.

Determinar a concentração inibitória média (CI50) através da ligação dos extratos vegetais e frações ao receptor 3H-progesterona, e a afinidade de ligação aos receptores ERα e ERβ.

Determinar a atividade da enzima COX 2, incubada com o extrato vegetal, com posterior análise dos níveis de prostaglandinas E2, por imunoensaio.

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: