Phyllanthus niruri - Antioxidante e Gastroprotetora - Planta toda

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

O extrato de P. niruri apresenta atividade gastroprotetora e antioxidante, contudo, não demonstra ação antissecretora e não inibe a atividade da enzima H+, K+-ATPase.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: maceração de 337 g do material vegetal em metanol. Rendimento: 30,98 g. Doses para ensaio: 50 a 250 mg/kg.

Parte da planta: 
In vitro: 

Determinar a atividade da enzima H+, K+-ATPase em microssomas da mucosa gástrica de coelho e a atividade antioxidante através da eliminação de radicais DPPH.

In vivo: 

Em camundongos Swiss e ratos Wistar portadores de lesões gástricas induzidas por etanol, etanol ácido e indometacina, pré-tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da área lesionada, níveis de hidroperóxido lipídico, atividade da mieloperoxidase.

Em camundongos Swiss e ratos Wistar portadores de úlceras gástricas induzidas por etanol ácido, pré-tratados com o extrato vegetal associado com indometacina, N-etilmaleimida, ioimbina e L-NAME, com posterior análise de parâmetros envolvidos no sistema gastroprotetor (prostaglandinas, compostos endógenos não proteicos, receptores α2 e nível de óxido nítrico).

Em camundongos Swiss e ratos Wistar submetidos a ligadura de piloro, com posterior administração do extrato vegetal, para análise do volume de ácido e muco gástricos.

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: