Phyllanthus niruri - Imunomoduladora - Planta toda

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

O extrato de P. niruri apresenta atividade imunomoduladora, sendo promissor para o tratamento de doenças infecciosas.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: maceração de 200 g do material vegetal (pó) em água. Rendimento: 21,64 g. Concentrações para ensaio (in vitro): 0 a 1280 µg/mL.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em cultura de células de rim embrionário de humanos que codificam o antígeno “large T” do SV40 (293 T) e de esplenócitos murinos (C57BL/6), incubadas com o extrato vegetal, com posterior análise da viabilidade celular (MTT e microscopia).

Em cultura de esplenócitos de camundongos (C57BL/6) estimulados por lipopolissacarídeos (LPS), incubados com o extrato vegetal, com posterior análise da proliferação celular.

Em cultura de esplenócitos de camundongos (C57BL/6) enriquecidos com células B e T, incubados com o extrato vegetal, LPS e ConA, com posterior análise da expressão de CD69, níveis de IL-4 e IFN-γ

Em macrófagos derivados da medula óssea da tíbia e fêmur de camundongos (C57BL/6) estimulados por LPS, incubados com o extrato vegetal, com posterior análise do índice de função fagocitária, índice de atividade da fosfatase lisossomal, níveis de óxido nítrico e TNF-α.

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: