Propagação

Planta Medicinal: 
Descrição: 

é frequentemente realizada por sementes, em sacos plásticos (15 cm de diâmetro e 25 cm de profundidade), contendo substrato solo, areia e esterco (3:2:1). Introduzir 2 sementes em cada saco plástico, a uma profundidade de 2 cm. Transferir para viveiro, sem nenhuma cobertura, ou seja, a pleno sol. O barbatimão é uma espécie de crescimento muito lendo. O plantio deve ser realizado em novembro e as mudas medindo 5 cm devem ser plantadas em local definitivo no final de dezembro, para que possam ser irrigadas naturalmente pelas chuvas de janeiro a março. As mudas a partir de 2 meses começam a enraizar no solo e ao serem retiradas o sistema radicular é danificado. O plantio no campo, a pleno sol, é realizado em covas de 20x20 cm, com 1 kg de esterco, com espaçamento de 3 m entre plantas e 3 m entre linhas. Existe uma alternativa para a produção de mudas para esta espécie, a micropropagação.

Referência: 
Referência 2 - Stryphnodendron adstringens - PEREIRA, A. M. S. et al. (Org.). Manual Prático de Multiplicação e Colheita de Plantas Medicinais. Ribeirão Preto: Bertolucci, 2011, p. 225-227.
Referência 3 - Stryphnodendron adstringens - MARTINS, E. R. et al. Stryphnodendron adstringens (barbatimão). In: VIEIRA, R. F. V. et al. (Ed.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: Plantas para o Futuro: Região Centr
Referência 4 - Stryphnodendron adstringens - FERRO, D. & PEREIRA, A. M. S. Fitoterapia: Conhecimentos tradicionais e científicos, vol. 3. 1 ed. São Paulo: Bertolucci, 2018, p. 217-219.
Galeria: 
Stryphnodendron adstringens

Propagação por sementes