Silybum marianum - Antioxidante - Semente

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

As formulações tópicas contendo o extrato de S. marianum solubilizado em veículo específico e com emulgentes de estearato de sacarose, apresentam atividade antioxidante mais potente, principalmente no pós-tratamento.

Extrato / RDE / Padronização: 

Creme: contendo 5% do pó vegetal solubilizado em veículo específico (Transcutol H), e em diferentes emulgentes (P60, CRC e estearato de sacarose). Dose para ensaio (in vivo): 0,1 g de creme em 0,8 cm x 1,3 cm).

Parte da planta: 
In vitro: 

Em cultura de células de humanos de câncer cervical (HeLa) e queratinócitos (HaCaT), incubadas com o fitoterápico tópico, com posterior análise de citotoxicidade (MTT); em células HaCaT expostas a radiação ultravioleta (UVB), pré e pós-incubadas com o fitoterápico tópico, com posterior análise dos níveis de SOD, CAT, GPx e MDA.

In vivo: 

Em porquinho-da-índia submetidos a administração tópica (pele dorsal) do fitoterápico, com posterior análise de irritação cutânea (TEWL); em cobaias Hartley submetidas a irradiação cutânea (UVB), pré e pós-tratados com o fitoterápico tópico, com posterior análise dos níveis de SOD, CAT, GPx e MDA, e atividade da enzima HO-1.

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: