Desde 2006, com a publicação do Decreto nº 5.813, que instituiu a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SECTICS), tem empreendido esforços contínuos para garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.
Em consonância com as diretrizes da PNPMF e com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), o DAF/SECTICS, em parceria com a Fiocruz Brasília, tem promovido ações para o fortalecimento da fitoterapia como prática integrativa e complementar em saúde. Como parte desse processo de qualificação dos profissionais da saúde e da ampliação do uso clínico qualificado dessas terapias no SUS, foi desenvolvido o curso Atualização em Fitoterapia: Aspectos Clínicos, voltado a médicos, farmacêuticos e enfermeiros.
O curso visa preencher lacunas formativas ainda existentes, oferecendo uma capacitação robusta para o manejo clínico, seguro e baseado em evidências dos fitoterápicos na prática assistencial.