Ensaio Clínico

Anti-inflamatória e Antimicrobiana

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Fruto (casca)

Colágeno hidrolisado: contendo os extratos de Punica granatum e Centella asiatica.

Estudo 15 com pacientes portadores de periodontite, submetidos a terapia periodontal de suporte associada a aplicação do colágeno hidrolisado contendo a associação dos extratos vegetais, com posterior análise da profundidade de sondagem, nível de inserção, índice de sangramento, gengival e de placa, e níveis de IL-1β e IL-6 (ELISA).

Aplicar o colágeno nos locais determinados (subgengival).

O colágeno hidrolisado contendo os extratos vegetais apresenta resultados promissores para o tratamento/manutenção da periodontite crônica.

[ 4 ]
Antibacteriana

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Fruto (casca)

Enxaguatório bucal (140 mL): contendo 15% do extrato vegetal. Outra espécie em estudo: Achyranthes aspera.

Estudo com 60 crianças submetidas raspagem e alisamento radicular associado ao uso dos enxaguatórios bucais contendo os extratos vegetais, com posterior análise do índice de placa e contagem bacteriana (saliva).

Fazer bochecho diariamente, após café da manhã e antes de dormir. Permanecer os próximos 15 minutos sem ingerir alimentos ou bebidas.

O enxaguatório contendo o extrato de P. granatum apresenta atividade antibacteriana promissora, contudo, menos eficaz que a clorexidina.

[ 3 ]
Fruto

Extrato: 4 a 5 frutos (picados em pequenos pedaços) em etanol/água (1:1 v/v).

Estudo com 20 paciente saudáveis, em uso de aparelho ortodôntico, submetidos ao processo de higiene bucal com o extrato vegetal (sem escovação), com posterior remoção da placa dentária para análise do teste de suscetibilidade antibacteriana, concentração inibitória mínima e duração da ação antibacteriana.

Realizar o bochecho com 15 mL do extrato vegetal/1 minuto.

O enxaguatório bucal contendo o extrato de P. granatum apresenta resultados promissores na prevenção e/ou tratamento de placas dentárias e gengivite.

[ 7 ]
Antibacteriana e Anti-inflamatória

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Fruto (casca)

Colágeno hidrolisado: contendo o extrato vegetal.

Gel: infusão de 100 g do material vegetal (pó) em 1000 mL de água, adicionar 50 g de carboximetilcelulose e glicerina/etanol.

Estudo com pacientes portadores de periodontite crônica submetidos a raspagem e alisamento radicular associado a aplicação do colágeno hidrolisado ou gel contendo o extrato vegetal, com posterior análise do índice gengival e de placa, profundidade de sondagem da bolsa e nível clínico de inserção.

Aplicar no local o colágeno hidrolisado ou gel, permanecendo em contato por 14 dias consecutivos.

O colágeno hidrolisado contendo o extrato de P. granatum apresenta atividades antibacteriana e anti-inflamatória mais potentes, sendo promissor para o tratamento da periodontite.

[ 2 ]
Fruto (casca)

Extrato: 630 g do material vegetal (pó) em etanol a 80%. Rendimento: 35,719%. Dose para ensaio (5% p/v): 5 g do extrato dissolvido em 100 mL de água.

Estudo randomizado, controlado, paralelo, duplo-cego com 34 pacientes portadores de gengivite crônica, submetidos a terapia periodontal não cirúrgica associada a irrigação supragengival com extrato vegetal, com posterior análise do índice periodontal, de placa e sangramento e do nível de GCF IL-1β (ELISA).

Após a terapia periodontal não cirúrgica realizar a irrigação supragengival (por profissional) nos dias 0, 7 e 15/30 segundos.

O extrato de P. granatum apresenta eficácia para o tratamento da gengivite crônica, além da ausência de efeitos adversos.

[ 5 ]
Antifúngica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Fruto (casca)

Gel de carbopol: 0,5 mL do extrato fluido vegetal (a partir do material vegetal fresco) em 40 g de gel.

Estudo com 30 pacientes portadores de estomatite protética, tratados com o gel oral contendo o extrato vegetal, com posterior análise do exame micológico e efeitos colaterais.

Aplicar nas lesões bucais 3 vezes ao dia/15 dias.

O gel contendo o extrato fluido de P. granatum apresenta atividade antifúngica, demonstrando eficácia para o tratamento da estomatite protética associada à candidíase, além da ausência de efeitos adversos.

[ 8 ]