Ensaio Clínico

Ansiolítica e Antidepressiva

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Parte aérea

Cápsula: contendo 500 mg do pó vegetal.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 34 estudantes, tratados com o fitoterápico, com posterior análise de questionários específicos/padronizados (Memória Prospectiva e Retrospectiva, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e Inventario de Qualidade do Sono de Pittsburgh).

Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia/30 dias.

O pó de R. officinalis apresenta atividade ansiolítica e antidepressiva, além de melhorar a qualidade do sono e memória.

[ 1 ]
Folha

Extrato: infusão de 5 g do material vegetal (seco) em 100 mL de água.

Estudo piloto com 16 voluntários saudáveis submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise dos níveis plasmáticos de biomarcadores de ansiedade e depressão (BDNF, IL-4, IL-6, TNF-α, IFN-γ e cortisol) e de parâmetros bioquímicos (ALAT, ASAT, HDL, TG, CT, γ-GT, albumina, creatinina, bilirrubina e glicemia).

Tomar a infusão 1 vez ao dia (às 21 horas)/10 dias.

O extrato aquoso de R. officinalis apresenta atividade antidepressiva e ansiolítica, pois aumenta, principalmente, os níveis do biomarcador BDNF, sem alterar significativamente os parâmetros bioquímicos (exceto colesterol).

[ 12 ]
Aumenta a liberação de oxigênio no cérebro

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Água de alecrim: contendo hidrolato do material vegetal (fresco), obtido por destilação a vapor.

Estudo com 40 jovens saudáveis, submetidos a administração aguda do fitoterápico e testes cognitivos, de humor e cerebrovascular, com posterior análise dos níveis de hemoglobina total, oxigenada e desoxigenada (espectroscopia no infravermelho).

Tomar 250 mL da água de alecrim (dose única).

A água de R. officinalis aumenta a liberação de oxigênio pela hemoglobina no cérebro durante o desempenho de tarefas cognitivas.

[ 7 ]
Ausência de efeitos na atenção sustentada e motivação

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Cápsulas: contendo 1,7 g de Rosmarinus officinalis e R. ericocalyx. Outra espécie em estudo: Piper nigrum.

Estudo randomizado, cruzado, controlado, duplo-cego com 40 pacientes portadores de baixa energia, submetidos a administração do fitoterápico, com posterior análise da atenção sustentada (numérica), motivação e energia mental/física (Perfil de Estado de Humor e Escalas Analógicas Visuais).

Dose única.

O tratamento a curto prazo com os extratos vegetais não demonstra resultados satisfatórios na atenção sustentada e motivação (física e mental).

[ 5 ]
Tônica da memória episódica verbal

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Extrato (0,5 g/mL): material vegetal (fresco) em etanol a 45%. Associação com: Salvia officinalis e Melissa officinalis.

Estudo piloto randomizado, controlado, duplo-cego com 22 indivíduos saudáveis, tratados com o fitoterápico, com posterior análise do teste de memória episódica verbal.

Tomar 5 mL do extrato vegetal, diluído em água, 1 vez ao dia/2 semanas.

A associação dos extratos de M. officinalis, S. officinalis e R. officinalis apresenta eficácia na memória episódica verbal, principalmente em pacientes menores de 63 anos, além da ausência de efeitos adversos.

[ 4 ]