Ensaio Clínico

Hipolipemiante

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Caule

Extrato: 100 g de material vegetal (fresco) em 1000 mL de água. 

Estudo com pacientes portadores de alcoolismo (consumo crônico moderado), tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros hematológicos, bioquímicos plasmáticos (GGT, AST e ALT) e urinários (metabólitos).

Tomar 100 mL do extrato vegetal (= 3,0 g de extrato sólido) antes do café da manhã.

O extrato de T. cordifolia reduz a hiperlipidemia em humanos dependentes de etanol, por ativação dos receptores de dopamina (D1) e aumento da produção de cAMP.

[ 6 ]
Redutora de efeitos tóxicos do etanol

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Caule

Extrato (1:5): material vegetal (fresco) em água.

Estudo com 26 pacientes normais ou portadores de dependência ao etanol, tratados com o fitoterápico, com posterior análise de parâmetros hematológicos e bioquímicos (sangue e urina).

Tomar 100 mL (= 3,0 g do extrato seco) pela manhã/14 dias.

O extrato de T. cordifolia apresenta atividade antioxidante, redutora da biossíntese de colesterol, além de modular os níveis de testosterona, sendo promissor na redução dos efeitos tóxicos do etanol no organismo.

[ 1 ]
Caule

Extrato (20:100 p/v): material vegetal (fresco, moído) em água. Rendimento: 3,0 g.

Estudo com 12 pacientes portadores de alcoolismo moderado, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise dos níveis de parâmetros bioquímicos (γ-GT, ALT, AST, ALP, TG, CT, HDL, LDL, Na, K e Ca2+) e níveis de vitaminas na urina (e metabólitos).

Tomar 100 mL (= 3,0 g do extrato) no início da manhã (em jejum)/14 dias.

O extrato de T. cordifolia reduz a deficiência multivitamínica induzida pela ingestão de álcool, pois reduz o estresse oxidativo, regenera o fígado, aumenta a absorção intestinal e modula o metabolismo lipídico.

[ 6 ]