Ensaio Clínico

Quimioprotetora

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Casca

Comprimido (100 mg do extrato seco): a partir do material vegetal (pó) em etanol a 70%. Padronizado com: 2,57% de alcaloides oxindólicos pentacíclicos.Produto comercial: extrato seco (cápsula com 14,7 mg/g de alcaloides oxidólicos pentacíclicos)

Estudo randomizado, intervencionista com 20 pacientes submetidas à ressecção completa de câncer colorretal (estágio IIB, III ou IV), com posterior tratamento com 5-fluorouracil/leucovorina/oxaliplatina e extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros bioquímicos (carbonilação de proteínas, TBARS, SOD e CAT), hematológicos, imunológicos (CD3+, CD4+, CD8+ e IL-6), moleculares (fragmentação do DNA) e efeitos adversos.

Tomar 3 comprimidos ao dia, do 3 ao 15º dia/6 ciclos (= 15 dias cada ciclo).

O extrato de U. tomentosa não apresenta efeitos adversos, contudo, não reduz os efeitos colaterais provenientes da quimioterapia.

[ 3 ]
Casca

Comprimido (100 mg do extrato seco): a partir do material vegetal (pó) em etanol a 70%. Padronizado com: 2,57% de alcaloides oxindólicos pentacíclicos.

Estudo randomizado, intervencionista com 20 pacientes submetidas à ressecção completa de câncer de mama (Carcinoma Ductal Invasivo Estágio II), com posterior tratamento com fluorouracil/doxorrubicina/ciclofosfamida e extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros bioquímicos (carbonilação de proteínas, TBARS, SOD e CAT), hematológicos, imunológicos (CD3+, CD4+, CD8+ e IL-6) e moleculares (fragmentação do DNA).

Tomar 3 comprimidos ao dia, do 2 ao 21º dia/6 ciclos (= 21 dias cada ciclo).

O extrato de U. tomentosa apresenta resultados promissores, como coadjuvante, na redução dos efeitos colaterais provenientes da quimioterapia, como neutropenia e danos ao DNA.

[ 1 ]