Ensaio Clínico

Anti-inflamatória e Antitumoral

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz (casca)

Comprimido: contendo 100 mg do extrato seco vegetal, padronizado com 5,0% de mitrafilina.Produto comercial: extrato seco (cápsula com 14,7 mg/g de alcaloides oxidólicos pentacíclicos)

Estudo prospectivo, de centro único, aberto com 51 pacientes portadores de tumores sólidos avançados, sem alternativas de tratamento, expectativa de vida de 2 meses, submetidos ao tratamento com o extrato vegetal, com posterior análise de questionários específicos/padronizados (EORTC QLQ-C30, FACIT-F, HADS e PSQI-BR), aspecto tumoral (RECIST), parâmetros bioquímicos (creatinina, bilirrubina, velocidade de hemossedimentação, ALP, AST, ALT, GGT e AGP) e inflamatórios (TNF-α, IL-1, IL-6 e PCR), e efeitos colaterais.

Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia/8 semanas.

O extrato de U. tomentosa melhora a qualidade de vida e reduz a fadiga em pacientes oncológicos, devido as ações antitumoral e anti-inflamatória.

 

[ 4 ]
Antifúngica e Anti-inflamatória

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Gel bucal (natrosol a 1,5%): contendo 2% do extrato vegetal.

Estudo randomizado, duplo-cego com 17 pacientes portadores de estomatite protética, tratados com o gel contendo o extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros clínicos (critérios de Newton), micológicos da mucosa palatina e da prótese (Candida spp.) e reações adversas.

Após escovação, aplicar 2,5 mL (1 colher de chá) do gel contendo o extrato vegetal na superfície da prótese, após refeições, 3 vezes ao dia/1 semana.

O gel bucal contendo o extrato de U. tomentosa apresenta eficácia, como coadjuvante, no tratamento da estomatite protética, sendo comparável ao gel de miconazol a 2%.

[ 6 ]

Caso Reportado

Caso Reportado
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Gel bucal (natrosol): contendo 2% do extrato seco vegetal.

Estudo com 1 paciente portadora de estomatite protética, tratada com o gel contendo o extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros clínicos e micológicos (Candida albicans, C. tropicalis e C. krusei).

Após escovação, aplicar o fitoterápico na superfície da prótese e introduzir na boca, 3 vezes ao dia/1 semana.

O gel bucal contendo o extrato de U. tomentosa apresenta atividade anti-inflamatória e antifúngica, sendo promissor para o tratamento da estomatite protética.

[ 2 ]
Intensifica os sintomas motores da doença de Parkinson

Caso Reportado

Caso Reportado
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Casca

Extrato aquoso: obtido por decocção.

Estudo em 1 paciente portador de doença de Parkinson em tratamento com levodopa e pergolida, associado a automedicação da decocção de U. tomentosa.

Tomar 1 xícara da decocção 3 vezes ao dia/3 semanas.

O caso reportado, demonstra que o extrato de U. tomentosa pode agravar os sintomas motores da doença de Parkinson (tremores e hipocinesia), observando melhora após suspensão da decocção.

[ 5 ]
Quimioprotetora

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Casca

Comprimido (100 mg do extrato seco): a partir do material vegetal (pó) em etanol a 70%. Padronizado com: 2,57% de alcaloides oxindólicos pentacíclicos.Produto comercial: extrato seco (cápsula com 14,7 mg/g de alcaloides oxidólicos pentacíclicos)

Estudo randomizado, intervencionista com 20 pacientes submetidas à ressecção completa de câncer colorretal (estágio IIB, III ou IV), com posterior tratamento com 5-fluorouracil/leucovorina/oxaliplatina e extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros bioquímicos (carbonilação de proteínas, TBARS, SOD e CAT), hematológicos, imunológicos (CD3+, CD4+, CD8+ e IL-6), moleculares (fragmentação do DNA) e efeitos adversos.

Tomar 3 comprimidos ao dia, do 3 ao 15º dia/6 ciclos (= 15 dias cada ciclo).

O extrato de U. tomentosa não apresenta efeitos adversos, contudo, não reduz os efeitos colaterais provenientes da quimioterapia.

[ 3 ]
Casca

Comprimido (100 mg do extrato seco): a partir do material vegetal (pó) em etanol a 70%. Padronizado com: 2,57% de alcaloides oxindólicos pentacíclicos.

Estudo randomizado, intervencionista com 20 pacientes submetidas à ressecção completa de câncer de mama (Carcinoma Ductal Invasivo Estágio II), com posterior tratamento com fluorouracil/doxorrubicina/ciclofosfamida e extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros bioquímicos (carbonilação de proteínas, TBARS, SOD e CAT), hematológicos, imunológicos (CD3+, CD4+, CD8+ e IL-6) e moleculares (fragmentação do DNA).

Tomar 3 comprimidos ao dia, do 2 ao 21º dia/6 ciclos (= 21 dias cada ciclo).

O extrato de U. tomentosa apresenta resultados promissores, como coadjuvante, na redução dos efeitos colaterais provenientes da quimioterapia, como neutropenia e danos ao DNA.

[ 1 ]