Ensaio Clínico

Anti-infertilidade

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz

Pó.

Estudo prospectivo com 75 homens portadores de infertilidade, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise do perfil do sêmen (volume, motilidade e contagem dos espermatozoides), hormonal (T, LH, FSH e PRL) e bioquímico (peróxidos lipídicos, grupo carbonila de proteína, ácido ascórbico, frutose, SOD, CAT e GSH).

Tomar 5 g ao dia/3 meses com leite.

O extrato de W. somnifera apresenta atividade antioxidante, além de melhorar os níveis hormonais, sendo promissor para o tratamento da infertilidade.

[ 15 ]
Raiz

Cápsula.

Estudo randomizado, triplo-cego com 46 homens portadores de infertilidade idiopática, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros espermáticos (contagem, motilidade e morfologia dos espermatozoides, e volume de sêmen).

Tomar 6 cápsulas (= 5 g) divididas em 3 doses ao dia/90 dias.

O extrato de W. somnifera melhora os parâmetros espermáticos, sendo comparável à pentoxifilina.

[ 18 ]
Raiz

Pó.

Estudo com 50 homens inférteis, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise do perfil espermático (concentração, motilidade e morfologia), nível hormonal (LH, FSH, T e PRL), enzimático (IDH, LDH, ALT e AST) e metabólico (Ressonância Magnética Nuclear) no plasma seminal.

Tomar 5 g ao dia/3 meses.

O extrato de W. somnifera apresenta resultados promissores no tratamento da infertilidade, através das vias metabólicas, enzimáticas e hormonais.

[ 20 ]
Melhora a qualidade do sêmen

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz

Pó.

Estudo com 75 homens inférteis submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise da apoptose espermática (Anexina V e iodeto de propídio), níveis de espécies reativas ao oxigênio (fluorescência) intracelular e íons metálicos no plasma seminal (espectrofotometria).

Tomar 5 g ao dia/3 meses.

O pó das raízes de W. somnifera melhora a qualidade do sêmen, pois reduz o estresse oxidativo e a morte celular, além de aumentar as concentrações de íons metálicos essenciais.

[ 9 ]
Tônica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 300 mg, padronizado com 10,5 mg de glicosídeos witanolídeos.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 23 homens idosos, com sobrepeso e portadores de fadiga (leve a moderada) e vitalidade reduzida, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de questionários específicos/padronizados (AMS e POMS-SF) e níveis de testosterona, cortisol, DHEA-S e estradiol (ELISA).

Tomar 2 comprimidos 1 vez ao dia, preferencialmente, 2 horas após o jantar/8 semanas.

O extrato de W. somnifera não apresenta resultados significativos sobre a fadiga e vitalidade, contudo, aumenta os níveis de DHEA-S e testosterona.

[ 4 ]