Ensaio Clínico

Analgésica (enxaqueca)

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Cápsula: contendo 200 mg do extrato seco vegetal (padronizado com 5% de gingerol).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 53 pacientes portadores de enxaqueca episódica, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de questionários específicos/padronizados.

Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia.

O extrato de Z. officinale não apresenta eficácia para o tratamento da enxaqueca.

[ 21 ]
-

Cápsula: contendo 200 mg do extrato seco vegetal (padronizado com 5% de gingerol, 20 mg).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 30 pacientes portadores de enxaqueca episódica (moderada a intensa), tratados com cetoprofeno (100 mg, intravenoso) e extrato vegetal, com posterior análise de questionários específicos/padronizados (capacidade funcional, satisfação com o tratamento e efeitos adversos).

Tomar 2 cápsulas.

O extrato de Z. officinale apresenta resultados promissores, como coadjuvante, para o tratamento da enxaqueca, principalmente após 2 horas de administração.

[ 22 ]
Redutora da síndrome de abstinência do ópio

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

Cápsula (500 mg, Hab-o Shefa): contendo 43,3% de Datura stramonium, 27,9% de Rheum palmatum, 14,4% de Zingiber officinale e 14,4% de Acacia senegal.

Estudo randomizado, controlado, paralelo, duplo-cego com 21 pacientes portadores de dependência à opioides, tratados com o fitoterápico, com posterior análise de questionários específicos/padronizados (desejo, depressão e ansiedade) e teste de urina.

Tomar 1 cápsula ao dia, posteriormente, 3 cápsulas ao dia/12 semanas.

O fitoterápico apresenta resultados promissores na redução dos sintomas relacionados a síndrome de abstinência aos opioides.

[ 26 ]