Ensaio Clínico

Dermatoprotetora

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Semente

Gel (30 g): contendo 1% do extrato seco vegetal. Padronizado com: 80% de flavonolignanas de silimarina.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 20 pacientes submetidas a radioterapia após mastectomia, tratadas com o fitoterápico tópico, com posterior análise de parâmetros clínicos (Pontuações RTOG e NCI-CTCAE).

Aplicar o gel 1 vez ao dia (no primeiro dia de radioterapia)/5 semanas.

O gel contendo o extrato de S. marianum apresenta atividade dermatoprotetora, reduzindo a progressão e gravidade da radiodermite.

[ 21 ]

Gel (30 g): contendo 1% extrato vegetal. Padronizado com: 80% de silimarina (silibina, silicristina, silidianina, 2,3-desidrosilibina e 2,3-di-hidrosilicristina).

Estudo randomizado, prospectivo, piloto, controlado, duplo-cego com 20 pacientes portadores de síndrome mão-pé induzida por capecitabina, tratados topicamente com o fitoterápico, com posterior análise de parâmetros clínicos.

Aplicar o gel nas palmas das mãos e solas dos pés 2 vezes ao dia, a partir do primeiro dia de quimioterapia/9 semanas.

O gel contendo o extrato de S. marianum retarda o desenvolvimento e a progressão das lesões cutâneas induzidas pelo quimioterápico capecitabina.

[ 32 ]
Dermatoprotetora (vitiligo)

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

-

Estudo randomizado, prospectivo, duplo-cego com 15 pacientes portadores de vitiligo, tratados com o extrato vegetal associada a fototerapia UVB-NB, com posterior análise da repigmentação das lesões (Índice de área de vitiligo, VASI) e dos níveis plasmáticos de AST e ALT.

Tomar 140 mg (silimarina) 2 vezes ao dia/3 meses associada a fototerapia 3 vezes/semana.

A associação de S. marianum e fototerapia apresenta resultados promissores para o tratamento do vitiligo, além de reduzir os níveis plasmáticos de enzimas hepáticas.

[ 14 ]
-

Comprimido: contendo 70 mg do extrato vegetal.

Estudo randomizado, retrospectivo, duplo-cego com 10 pacientes portadores de vitiligo refratário não segmentar e estável, tratados com o fitoterápico associado ao transplante de folículo capilar e fototerapia (UVB-NB), com posterior análise do diâmetro de repigmentação perifolicular e efeitos adversos do enxerto.

Tomar 1 comprimido 2 vezes ao dia/3 meses.

A associação de S. marianum ao transplante de folículos capilares apresenta resultados promissores para o tratamento do vitiligo.

[ 17 ]