Ensaio Clínico

Antipsoríatica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

-

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 40 pacientes portadores de psoríase do couro cabeludo leve à moderada, tratados com tônico capilar contendo C. longa, com posterior questionamento padronizado (DLQI) e análise clínica (PASI).

Aplicar a solução no couro cabeludo 2 vezes ao dia/9 semanas.

Observou-se que C. longa apresenta eficácia clínica no tratamento da psoríase do couro cabeludo (eritema, espessura e descamação), melhorando a qualidade de vida dos pacientes, além da ausência de efeitos colaterais.

[ 4 ]
-

Extrato.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 21 pacientes portadores de psoríase moderada à grave, tratados com o extrato vegetal associado ou não a fototerapia UVA, com posterior análise da área da superfície corporal (BSA), avaliação global do médico (PGA) e Área de psoríase e Índice da gravidade (PASI).

Uso oral do extrato vegetal de 48 a 72 horas antes da sessão de fototerapia/aproximadamente 8 semanas.

Observou-se que o tratamento oral de C. longa associada à fototerapia UVA reduz, significativamente, as lesões cutâneas, além da ausência de efeitos adversos.

[ 12 ]
Redutora da vermelhidão facial

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

Cápsula: contendo 500 mg do extrato vegetal. Poliherbal (cápsula de 500 mg): associação de Curcuma longa, Hemidesmus indicus, Rubia cordifola, Azadirachta indica, Centella asiatica, Tinospora cordifolia, Phyllanthus amarus, P. emblica e Glycyrrhiza glabra.

Estudo randomizado, prospectivo, duplo-cego com 19 pacientes portadores de vermelhidão facial, tratados com os fitoterápicos, com posterior análise de parâmetros clínicos e computacionais (imagem).

Tomar 4 cápsulas (= 4000 mg) 2 vezes ao dia/4 semanas.

O fitoterápico contendo a associação de extratos vegetais apresenta resultados promissores para o tratamento da vermelhidão facial, além da ausência de efeitos adversos.

[ 36 ]
Repelente de insetos

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

Óleo. Outras espécies em estudo: Eucalyptus globulus (folha) e Citrus aurantium (fruto). Concentrações para ensaio: 5 a 25%, com 5% de baunilha.

Ensaio com humanos submetidos ao teste de repelência em antebraço para mosquitos das espécies Aedes aegypti e Anopheles dirus.

Aplicar 100 µL de cada óleo vegetal no antebraço em uma área de 3 x 10 cm, deixar secar/5 minutos.

O óleo essencial de C. longa apresenta atividade repelente mais potente, principalmente na concentração de 25%.

[ 39 ]