Ensaio Clínico

Analgésica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

LI73014F2 (2:1:2): associação dos extratos hidroalcoólicos de Terminalia chebula (fruto), Curcuma longa (rizoma) e Boswellia serrata (resina). Padronização final: 1% de ácido gálico, 0,5% de ácido elágico, 2,0% de curcuminoides e 0,6% de ácido 3-O-acetil-11-ceto-β-ácido boswelico.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 105 pacientes portadores de osteoartrite de joelho, tratado com o fitoterápico para avaliar a eficácia clinica e tolerabilidade, através de questionários específicos/padronizados e parâmetros bioquímicos.

Tomar 200 ou 400 mg ao dia/90 dias.

A associação de T. chebula, C. longa e B. serrata apresentou atividade analgésica a partir do 14º dia de tratamento, melhorando a função física, a qualidade de vida dos pacientes, além da ausência de efeitos adversos.

[ 3 ]
Rizoma

Cápsula: contendo 250 mg de curcuminoides.

Estudo randomizado, multicêntrico, controlado, duplo-cego com 171 pacientes portadores de osteoartrose primária do joelho, tratados com o extrato vegetal, com posterior avaliação clínica (WOMAC).

Tomar 2 cápsulas após as refeições, 3 vezes ao dia (= 1500 mg ao dia)/4 semanas.

Observou-se que C. longa reduz a dor em pacientes com osteoartrose do joelho, comparável ao ibuprofeno, além de apresentar menor incidência de efeitos adversos gastrointestinais.

[ 10 ]
-

Cápsulas (Turmacin Plus): contendo 500 mg do extrato aquoso, padronizado com turmerosacarídeos e curcuminoides.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 36 pacientes portadores de osteoartrite e efusão-sinovite de joelho, tratados com o fitoterápico, com posterior análise da Escala Visual Analógica (VAS), do volume de efusão-sinovite (Ressonância Magnética), composição da cartilagem (tempo de relaxamento) e índice de dor (WOMAC).

Tomar 2 cápsulas ao dia/12 semanas.

O fitoterápico reduz a dor no joelho, contudo não demonstra eficácia na efusão-sinovite e na composição da cartilagem.

[ 26 ]
Analgésica e Melhora a função articular do joelho

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

Cápsula (Turmacin): contendo 250 ou 500 mg do material vegetal, a partir do extrato seco e óleo (99:1 p/p), padronizado com 12,6% p/p de polissacarídeos.

Estudo randomizado, paralelo, controlado, triplo-braço, duplo-cego, com 90 pacientes saudáveis, submetidos a exercícios extenuantes, pré-tratados com o fitoterápico, com posterior análise do tempo de dor inicial, amplitude de movimento do joelho e força de contração dos músculos ao redor da articulação do joelho.

Tomar 2 cápsulas (total 0,5 ou 1 g) pela manhã após alimentação ao dia/84 dias.

O fitoterápico aumenta o limiar de dor e a amplitude de movimento do joelho, principalmente na dose de 1 g/dia.

[ 30 ]

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

Cápsula (TamaFlexTM): contendo extrato aquoso das sementes de Tamarindus indica, extrato etanólico de rizomas de Curcuma longa e excipientes (6:3:1, respectivamente), padronizado com 65% de proantocianidina e 3% de curcuminoides.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 60 pacientes não artríticos e portadores de dor no joelho após exercícios físicos, tratados com o fitoterápico e submetidos aos testes de caminhada e escalada, com posterior análise das funções musculoesqueléticas, dor e velocidade de caminhada.

Tomar 1 cápsula de 250 ou 200 mg, 2 vezes ao dia, antes do café da manhã e jantar/90 dias.

O fitoterápico contendo os extratos de T. indica e C. longa reduz a dor no joelho após atividade física e melhora a função articular, além da ausência de efeitos adversos.

[ 32 ]
Anti-inflamatória

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

Cápsula de 500 mg: contendo 350 mg de extrato padronizado de C. longa (BCM 95®) - 70% de cumarina, 17% de desmetoxicurcumina, 3,5% de bis-desmetoxicurcumina e 7,5% de óleos essenciais, associado com 150 mg de extrato de Boswellia serrata (BosPure®) - 75% de ácido boswellico e 10% de ácido 3-O-acetil-11-ceto-boswellico (AKBA).

Em 28 pacientes portadores de osteoatrite tratados com o fitoterápico com posterior análise dos sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória), hemograma (leucócitos, neutrófilos, linfócitos e eosinófilos), função hepática (bilirrubina, aspartato transaminase, alamina aminotransferase e fosfatase alcalina) e renal (ureia e creatina).

Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia/12 semanas.

Observou-se que a formulação contendo C. longa e B. serrata é considerada segura e efetiva no tratamento da osteoartrose.

[ 16 ]
-

Cápsula: contendo 500 mg do extrato vegetal.

Ensaio randomizado, controlado, duplo-cego em 14 pacientes portadores de inflamação e danos musculares provenientes de exercícios físicos intensos, submetidos a administração do fitoterápico antes e após a atividade física, com posterior análise de parâmetros bioquímicos (CK, LDH, ALT, AST, IL-6, IL-10 e mioglobina).

Tomar 3 cápsulas ao dia/4 semanas.

O fitoterápico apresenta atividade anti-inflamatória após exercício físico intenso, pois aumenta os níveis de IL-10 e reduz os de mioglobina.

[ 34 ]
Anti-inflamatória e Analgésica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Cápsulas (B-Turmactive): contendo 500 mg do extrato vegetal, padronizado com 10 a 15% de turmerosacarídeos e 17 a 21% de curcuminoides.

Ensaio randomizado, paralelo, controlado, duplo-cego com 35 pacientes portadores de dor leve a moderada nas articulações do joelho, com posterior análise de questionários específicos/padronizados e níveis de marcadores inflamatórios (proteína C reativa).

Tomar 1 cápsula ao dia/1 semana.

O fitoterápico apresenta atividade anti-inflamatória e analgésica progressivas e a curto prazo.

[ 29 ]
-

Curene®: cápsula de 500 mg.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 24 pacientes portadores de osteoartrite de joelho, tratados com o fitoterápico, com posterior análise de questionários específicos/padronizados, parâmetros bioquímicos e hematológicos.

Tomar 1 cápsula ao dia.

O fitoterápico apresenta eficácia e segurança para o tratamento da osteoartrite de joelho, reduzindo a dor, rigidez e melhorando o condicionamento físico.

[ 38 ]
Anti-inflamatória e Antioxidante

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Rizoma

Cápsula de 500 mg: contendo extrato padronizado com 95% de curcuminoides.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 160 pacientes portadores de osteoartrite de joelho, submetidos ao tratamento com extrato vegetal, com posterior avaliação clínica (VAS e WOMAC), exames radiográficos e parâmetros bioquímicos (níveis de IL-1β e biomarcadores de estresse oxidativo).

Tomar 500 mg 2 vezes ao dia/4 meses, associado quando necessário a 50 mg/dia de diclofenaco.

Observou-se que C. longa apresenta atividades anti-inflamatória e antioxidante.

[ 8 ]