Ensaio Clínico

Antitussígena

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz

Xarope (Kan Jang®): contendo 9 mg/mL de extrato de Echinacea purpurea (23 a 63 mg do material vegetal seco em etanol à 55%) + 14 mg/mL de extrato de Justicia adhatoda (49 a 70 mg das folhas secas em água) + 2 mg/mL de extrato de Eleutherococcus senticosus (34 a 60 g da raiz seca em etanol à 70%). Padronizado com: 0,2 mg/mL de vasicina, 0,8 mg/mL de ácido chicórico e 0,03 mg/mL de eleutherosídeos B e E.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 177 pacientes portadores de infecção aguda do sistema respiratório superior, submetidos ao tratamento com o fitoterápico, com posterior análise de parâmetros hematológicos e clínicos.

Tomar 30 mL ao dia/5 dias.

O xarope de E. purpurea, J. adhatoda e E. senticosus apresenta atividade antitussígena, além de tolerabilidade e segurança significativas.

[ 1 ]
Imunoestimulante

Fase III

Fase III
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Parte aérea

Xarope: a partir da prensagem do material vegetal (fresco), sem adição de etanol.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 200 crianças portadoras de infecções no trato respiratório superior, submetidas ao tratamento com o extrato vegetal, com posterior análise do tempo de duração dos sintomas e toxicidade.

Tomar 3,75 mL (2 a 5 anos de idade) ou 5 mL (6 a 11 anos de idade) 2 vezes ao dia (quando iniciar os sintomas da doença)/10 dias.

Observou-se que E. purpurea, na dose em estudo, não apresenta eficácia, contudo não houve relatos de efeitos adversos.

[ 21 ]
Imunomoduladora

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz

Extrato etanólico. Outra espécie em estudo: Echinacea angustifolia.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 302 voluntários saudáveis, submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise de eficácia e segurança, na prevenção de infecções no sistema respiratório superior.

Tratamento durante 12 semanas.

Os extratos de E. angustifolia e E. purpurea não apresentam eficácia significativa, na prevenção de infecções no sistema respiratório.

[ 44 ]
-

Cápsula: contendo 300 mg de extrato vegetal.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 58 voluntários saudáveis, submetidos ao tratamento com o extrato vegetal, com posterior análise da ocorrência de afecções no trato respiratório superior.

Tomar 3 cápsulas 2 vezes ao dia/8 semanas.

Observou-se que E. purpurea não apresenta atividade profilática nas afecções das vias aéreas superiores, contudo demonstrou efeitos adversos insignificativos.

[ 5 ]
-

Extrato (Nature’s Way).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 32 voluntários saudáveis, submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise dos níveis de imunoglobulina A na saliva (antes e após teste ergonométrico) por ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) e duração de infecções do trato respiratório superior através de questionários específicos/padronizados.

Tomar 8 cápsulas ao dia (2 cápsulas nas refeições e 2 cápsulas antes de dormir)/4 semanas.

O extrato de E. purpurea apresenta atividade imunomoduladora, pois reduz os níveis de IgA na saliva, e a duração de infecções no trato respiratório.

[ 9 ]
Planta toda e raiz

Comprimido de 750 mg (Echinaforce Forte): contendo 1200 mg de tintura (= 18,6 mg de massa seca. Rendimento: 1:12 (95%, planta toda) e 1:11 (5%, raiz).

Estudo aberto, multicêntrico com 80 voluntários saudáveis e esportistas, submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros hematológicos e bioquímicos, eficácia na profilaxia de resfriado comum e ocorrência de efeitos adversos.

Tomar 1 comprimido 2 vezes ao dia (manhã e noite)/8 semanas.

O fitoterápico contendo E. purpurea apresenta eficácia e tolerabilidade, além da ausência de alterações significativas das variáveis laboratoriais.

[ 11 ]
Parte aérea

Xarope.

Estudo com crianças saudáveis ou portadoras de infecção no trato respiratório superior submetidas ao tratamento com o fitoterápico, com posterior análise de questionamentos específicos/padronizados e avaliação clínica.

Tomar 2,5 mL 3 vezes ao dia (de 2 a 5 anos) ou 5 mL 2 vezes ao dia (de 6 a 12 anos)/10 dias.

O xarope contendo E. purpurea apresenta eficácia, segurança e tolerância.

[ 35 ]

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

KanJang®: associação dos extratos padronizados de Echinacea purpurea (14 a 20 mg/mL), Adhatoda vasica (15 a 25 mg/mL) e Eleutherococcus senticosus (5 mg/mL), contendo 0,2 mg/mL de alcaloide vasicina, 0,8 mg/mL de ácido cichórico e 0,03 mg/mL de eleuterosídeos B e E.

Associação dos extratos: de E. purpurea e E. senticosus, padronizado com 0,8 mg/mL de ácido cichórico e 0,03 mg/mL de eleuterosídeos B e E.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 90 pacientes portadores de infecção aguda do trato respiratório, submetidos aos tratamentos com o fitoterápico, associação dos extratos ou bromexina (tratamento padrão), com posterior análise de questionários específicos/padronizados e parâmetros clínicos.

Tomar 30 mL 3 vezes ao dia/6 dias.

O fitoterápico apresenta eficácia no tratamento dos sintomas de infecções no trato respiratório superior, além da ausência de efeitos adversos.

[ 16 ]
Flor

Suco (Echinacin®): a partir da prensagem do material vegetal (fresco) em etanol.

Estudo prospectivo, multicêntrico com 995 pacientes portadores de doença respiratória crônica recorrente, tratados com o extrato vegetal ou medicamento comercial padrão, com posterior análise de eficácia.

-

O extrato de E. purpurea apresenta segurança e eficácia no tratamento e prevenção de doenças do trato respiratório superior.

[ 17 ]
Parte aérea

Cápsula: contendo 100 mg de extrato vegetal, a partir da prensagem do material vegetal (fresco). Padronizado com: 2,4% de β-1,2-D-frutofuranosídeos solúveis.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 128 pacientes portadores de sintomáticos de resfriado comum, submetidos aos tratamentos com o extrato vegetal, com posterior análise de questionários específicos/padronizados e parâmetros clínicos.

Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia/14 dias ou até melhora dos sintomas.

Observou-se que o extrato da parte aérea de E. purpurea, na dose indicada, não apresenta eficácia para o tratamento e prevenção de afecções no trato respiratório superior, contudo, houve ausência de efeitos adversos significativos.

[ 18 ]
-

Extrato (Echinilin®): contendo 40% de etanol. Padronizado: 0,25 mg/mL de alcamidas, 2,5 mg/mL de ácido cichórico e 25,5 mg/mL de polissacarídeos.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 128 voluntários portadores de infecção do trato respiratório superior, submetidos ao tratamento com o extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros clínicos.

Tomar 4 mL 10 vezes ao dia (no primeiro dia de sintomas), posteriormente, 4 mL 4 vezes ao dia/6 dias.

O fitoterápico contendo E. purpurea apresenta eficácia na redução dos sintomas relacionados a infecção no trato respiratório superior.

[ 20 ]
Flor

Suco (Echinacin®): a partir da prensagem do material vegetal (fresco) em etanol.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 80 pacientes portadores de resfriado comum (nos primeiros sintomas), tratados com o fitoterápico, com posterior análise de parâmetros clínicos.

Tomar 5 mL 2 vezes ao dia/10 dias.

Observou-se que o fitoterápico contendo E. purpurea reduz os sintomas do resfriado comum, além da ausência de efeitos adversos significativos.

[ 24 ]
Parte aérea

Extrato fluido: a partir da prensagem do material vegetal (fresco), e contendo 22% de etanol.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 101 pacientes com histórico de infecções no trato respiratório superior, submetidos ao tratamento com o extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros clínicos e hematológicos.

Tomar 4 mL 2 vezes ao dia.

O extrato fluido de E. purpurea, na dose indicada, não apresenta eficácia significativa para o tratamento de infecções no trato respiratório superior.

[ 25 ]
Parte aérea e raiz

Echinaforce®: contendo 6,78 mg do extrato vegetal (95% de parte aérea e 5% de raiz).

Preparado concentrado: contendo 48,27 mg do extrato vegetal (95% de parte aérea e 5% de raiz).

Preparado especial: contendo 29,60 mg do extrato vegetal (apenas raiz).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 246 pacientes portadores de resfriado comum, submetidos ao tratamento com os extratos vegetais, com posterior análise de questionários padronizados/específicos.

Tomar 2 comprimidos 3 vezes ao dia (nos primeiros sintomas)/7 dias.

Observou-se que Echinaforce® e o concentrado reduzem os sintomas da afecção no trato respiratório superior, além da ausência de efeitos colaterais significativos.

[ 26 ]
Parte aérea e raiz

Cápsula: contendo 25% de parte aérea e 25% de raiz. Associação com: Echinacea angustifolia (50% de raiz).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 148 estudantes portadores de resfriado comum, tratados com o fitoterápico, com posterior análise clínica dos sintomas (tosse, dores e febre).

Tomar 1 g 6 vezes ao dia, no primeiro dia da doença, e 3 vezes ao dia/10 dias, nos dias subsequentes a doença.

Neste estudo, não houve melhora significativa dos sintomas após o tratamento com a associação dos extratos vegetais.

[ 42 ]

Fase III

Fase III
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Parte aérea e raiz

Cápsula de 1 g: contendo extrato da parte aérea (25%, 62 mg) e raiz (25%, 62 mg), associado com 50% (123 mg) do extrato da raiz de Echinacea angustifolia.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 69 estudantes portadores de resfriado comum, submetidos ao tratamento com a associação dos extratos vegetais, com posterior análise de parâmetros clínicos.

Tomar 4 cápsulas 6 vezes ao dia (início dos sintomas da doença)/1 dia, posteriormente 3 vezes ao dia/10 dias.

A associação de E. purpurea e E. angustifolia não reduz estatisticamente os sintomas de resfriado comum, contudo não apresenta efeitos adversos significativos.

[ 22 ]
Parte aérea

Echinacin® Saft: a partir da prensagem do material vegetal. Concentração: 23,4 mg/mL de extrato concentrado.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 524 crianças portadoras de infecção aguda no trato respiratório superior, submetidas ao tratamento com extrato vegetal, nos meses de outono/inverno, com posterior análise de questionamentos específicos/padronizados e parâmetros clínicos.

Tomar ¾ de colher de chá (87,75 mg) 2 vezes ao dia (2 a 5 anos de idade) ou 1 colher de chá (117 mg) 2 vezes ao dia (6 a 11 anos de idade)/até melhora dos sintomas ou no máximo até 10 dias.

O tratamento com E. purpurea reduz a recorrência de infecções respiratórias no trato respiratória superior em crianças.

[ 38 ]