Ensaio Clínico

Febre Mediterrânea Familiar

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

 Associação dos extratos vegetais (ImmunoGurad®): Andrographis paniculata, Eleutherococcus senticosus, Schizandra chinensis e Glycyrrhiza glabra, padronizados com andrografolídeo, eleuterosídeo E, shisandrins e glyzirrizina.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 14 pacientes portadores de Febre Mediterrânea Familiar (FMF) tratados com o fitoterápico, com posterior análise dos episódios (duração, frequência e gravidade) de febre (eritema e dores abdominais, torácica, articulares e musculares) e de exames clínicos e laboratoriais.

Tomar 4 comprimidos 3 vezes ao dia/30 dias.

Observou-se a associação dos extratos vegetais apresenta eficácia e segurança para o tratamento da FMF.

[ 5 ]
Imunoestimulante

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz (seca)

Tintura. Outras espécies em estudo: Astragalus membranaceus (raiz fresca) e Echinacea purpurea (raiz fresca).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 16 voluntários submetidos a administração dos extratos vegetais, em combinação ou não, com posterior detecção de linfócitos (CD4 T, CD8 T, B e NK) e análise da expressão de CD69 em sangue periférico, por citometria de fluxo.

Tomar 7,5 mL 2 vezes ao dia (= 0,93 g de E. purpurea, 1,23 g de A. membranaceus e 0,87 g de G. glabra)/7 dias.

Observou-se que as tinturas das espécies em estudo estimulam a expressão de CD69 principalmente em linfócitos CD8 T.

[ 3 ]
Raiz (seca)

Extrato: 1 parte do material vegetal (fresco) em 2 partes de solvente. Outras espécies em estudo: Astragalus membranaceus (raiz fresca) e Echinacea purpurea (raiz fresca).Extrato: 1 parte do material vegetal (fresco) em 2 partes de solvente. Outras espécies em estudo: Astragalus membranaceus (raiz fresca) e Echinacea purpurea (raiz fresca).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 14 voluntários submetidos a administrações dos extratos vegetais, em combinação ou não, com posterior análise dos níveis de CD25 em sangue periférico, por citometria de fluxo.

Tomar 7,5 mL 2 vezes ao dia (= 0,93 g de E. purpurea, 1,23 g de A. membranaceus e 0,87 g de G. glabra)/7 dias.

Observou-se que o extrato de G. glabra aumenta a expressão de CD25, contudo a espécie E. purpurea demonstra ação mais potente.

[ 4 ]