Ensaio Clínico

Interação medicamentosa

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
Raiz

Cápsula: contendo 1323 mg do extrato padronizado com 24,1 mg de alcaloides isoquinolínicos. Outra espécie em estudo: Piper methysticum.

Estudo randomizado, aberto com 20 voluntários saudáveis, submetidos a administração dos extratos vegetais, pré e pós-tratados com digoxina, com ingestão de alimentos, com posterior análise de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, parâmetros bioquímicos (AST, ALT, GGT, fosfatase alcalina, bilirrubina e albumina), níveis de digoxina plasmática e parâmetros farmacocinéticos.

Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia.

Observou-se que os extratos de H. canadensis e P. methysticum não apresentam atividade moduladora da glicoproteína-G (P-gP) quando associados administração de digoxina (dose de 0,5 mg).

[ 1 ]
Raiz

Cápsula: contendo 1323 mg do extrato padronizado com 24,1 mg de alcaloides isoquinolínicos. Outra espécie em estudo: Piper methysticum.

Estudo randomizando, aberto com 16 voluntários saudáveis, tratados com extratos vegetais, pré e pós-tratados com digoxina, e ingestão de alimentos, com posterior análise de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, parâmetros bioquímicos (AST, ALT, GGT, fosfatase alcalina, bilirrubina e albumina), níveis de digoxina plasmática e parâmetros farmacocinéticos.

Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia.

Observou-se que H. canadensis inibe a atividade da enzima CYP3A, interferindo no processo farmacocinético do midazolan (dose de 8 mg).

[ 2 ]

Extrato. Outras espécies em estudo: Cimicifuga racemosa, Piper methysticum e Valeriana officinalis.

Estudo randomizando, aberto com 12 voluntários saudáveis, submetidos a administração dos extratos vegetais, pré e pós-tratados com midazolam, cafeína, clorzaxozona e debrisoquina, com análise parâmetros bioquímicos (AST, ALT e GGT), dos níveis das isoformas CYP1A2, CYP2D6, CYP2E1 e CYP3A4/5, através da concentração dos metabólitos (1-hidroximidazolam, paraxantina, 6-hidroxiclorzoxazona e 4-hidroxidebrisoquina, respectivamente) por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE).

Tomar 900 mg 3 vezes ao dia.

Observou-se que H. canadensis inibe significativamente enzimas do citocromo P450, CYP3A4/5 e CYP2D6, enquanto que P. methysticum inibe a enzima CYP2E1.

[ 3 ]
Raiz

Cápsula: contendo 1070 mg do extrato padronizado com 24,1 mg de alcaloides isoquinolíticos. Outras espécies em estudo: Silybum marianum, Cimicifuga racemosa, Piper methysticum, Hypericun perforatum e Echinacea purpurea.

Estudo randomizado, aberto com 18 voluntários saudáveis, submetidos a administração dos extratos vegetais, pré e pós-tratados com debrisoquina, com análise de parâmetros bioquímicos (AST, ALT e GGT) e níveis do metabólito hidroxidebrisoquina na urina.

Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia.

Observou-se que H. canadensis inibe significativamente a isoforma CYP2D6 do citocromo P450.

[ 4 ]