Ensaio Clínico

Ansiolítica

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências

Jarsin 300®: a partir do extrato vegetal metanólico a 80% (v/v). RDE: 3 a 6:1.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 20 pacientes portadores de Transtorno de Ansiedade Social (TAS) generalizada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS) e de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAMD).

Ingerir 300 a 1800 mg do extrato vegetal 2 vezes ao dia/12 semanas.

O extrato de H. perforatum não apresenta eficácia para o tratamento da TAS.

[ 62 ]
Antidepressiva

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Cápsula: contendo 900 mg do extrato vegetal.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 35 pacientes portadores de transtorno depressivo, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da escala de Hamilton.

Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia/26 semanas.

Observou-se que H. perforatum apresenta atividade antidepressiva.

[ 4 ]
-

Comprimido: contendo 250 mg do extrato vegetal.

Estudo multicêntrico, aberto com 141 pacientes portadores de depressão leve à moderada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D), de Impressão Clínica Global (ICG) e critérios de segurança.

Tomar 500 mg do extrato vegetal ao dia/1 ano.

O comprimido contendo o extrato de H. perforatum apresenta atividade antidepressiva, além da ausência de efeitos adversos significativos.

[ 41 ]
-

Extrato: padronizado com 0,12 a 0,28% de hipericina.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 113 pacientes portadores de Transtorno Depressivo Maior (TDM), tratados com o fitoterápico, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D) e Impressão Clínica Global (CGI).

Tomar 900 ou 1500 mg ao dia/26 semanas.

O extrato de H. perforatum não apresenta eficácia para o tratamento do TDM.

[ 9 ]
-

-

Estudo randomizado, controlado com 113 pacientes portadores de Transtorno Depressivo Maior (TDM), tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D), de Avaliação Global do Funcionamento (GAF), de Impressão Clínica Global para Gravidade ou Melhora (CGI-S ou CGI-I) e Inventário de Depressão de Beck (BDI), e sinais de toxicidade.

Tomar o extrato vegetal por 8 semanas.

Observou-se que H. perforatum não apresenta eficácia para o tratamento do TDM.

[ 13 ]
Broto

Extrato: a partir do material vegetal (fresco), padronizado com 0,17 mg, 0,33 mg e 1 mg de hipericina.

Estudo randomizado, multicêntrico, duplo-cego com 260 pacientes portadores de depressão leve à moderada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação Psiquiátrica de Hamiltom, Hospitalar de Ansiedade e Depressão, e Impressão Clínica Global (CGI).

Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia/6 semanas.

Os extratos de  H. perforatum apresentam atividade antidepressiva, além da ausência de efeitos adversos significativos.

[ 19 ]
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato vegetal, padronizado com 0,12 e 0,28% de hipericina.

Estudo randomizado, duplo-cego com 13 pacientes portadores de transtorno depressivo maior (TDM), tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HDRS-17).

Ingerir 900 mg ao dia/12 semanas.

Observou-se que H. perforatum apresenta eficácia no tratamento do TDM, principalmente quando iniciado precocemente.

[ 20 ]
-

Comprimido contendo: 300 mg do extrato vegetal.

Estudo randomizado, duplo-cego com 18 pacientes portadores de depressão leve à moderada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão (HAM-D-21), de Montgomery-Asberg (MADRS) e Impressão Clínica Global (CGI).

Ingerir 900 mg ao dia/8 semanas.

Observou-se que H. perforatum não apresenta atividade antidepressiva significativa.

[ 23 ]
-

Calmigen®: comprimido contendo 150 mg do extrato vegetal, padronizado com 0,450 à 0,495 mg de hipericina.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 35 pacientes portadores de depressão leve à moderada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton, de Von Zerssen e Impressão Clínica Global.

Tomar 1 comprimido 2 vezes ao dia/6 semanas.

O fitoterápico Calmigen® apresenta atividade antidepressiva, equivalente ao medicamento fluoxetina.

[ 27 ]
-

Comprimido: contendo 250 mg do extrato vegetal, padronizado com 0,2% de hipericina.

Estudo randomizado, multicêntrico, duplo-cego com 138 pacientes portadores de depressão leve à moderada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton e Impressão Clínica Global.

Tomar 250 mg 2 vezes ao dia/6 semanas.

Observou-se que H. perforatum apresenta atividade antidepressiva, equivalente ao medicamento imipramina, além de tolerância significativa.

[ 28 ]
-

Cápsula.

Estudo com 22 pacientes portadores de depressão, tratados com o extrato vegetal, fluoxetina ou duloxetina, com posterior análise do nível urinário de 6-sulfatoximelatonina (aMT6s) por imunoensaio, das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAMD) e de Montgomery-Asberg (MADRS).

Ingerir 900 mg do extrato vegetal ao dia/8 semanas.

Observou-se que H. perforatum, fluoxetina e duloxetina estimulam a secreção de melatonina, e consequentemente o nível urinário do metabólito aMT6s.

[ 63 ]

Extrato hidroalcoólico: 2,5 a 5,0:1,5% (extrato:hiperforina).

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 37 pacientes portadores de depressão leve à moderada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton, de Von Zerssen, Impressões Clínicas Globais (ICG) e Avaliação Global do Paciente, efeitos adversos e parâmetros laboratoriais.

Tomar 300 mg do extrato vegetal 3 vezes ao dia/42 dias.

O extrato de H. perforatum apresenta eficácia e segurança para o tratamento da depressão leve à moderada.

[ 30 ]
-

Extrato.

Estudo prospectivo, aberto com 25 jovens portadores de Transtorno Depressivo Maior (TDM), tratadas com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação da Depressão em Crianças (CDRS-R) e Impressão Clínica Global (ICG), atividade elétrica cardíaca por eletrocardiograma e nível de serotonina plasmática.

Tomar de 150 a 300 mg do extrato vegetal 3 vezes ao dia/8 semanas.

Observou-se que H. perforatum apresenta atividade promissora para o tratamento do TDM em jovens.

[ 66 ]
-

Comprimido: contendo de 900 a 1500 mg.

Estudo randomizado, controlado com 88 pacientes portadoras de Transtorno Depressivo Maior (TDM), tratadas com o fitoterápico, com posterior análise da Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HDRS-17).

Tomar 1 comprimido ao dia/8 semanas.

O fitoterápico contendo extrato de H. perforatum não apresenta eficácia significativa para o tratamento do TDM.

[ 34 ]
-

WS® 5570: padronizado com 3 a 6% de hiperforina e 0,12 a 0,28% de hipericina. RDE: 3 a 7:1.

Estudo randomizado, multicêntrico, prospectivo, controlado, duplo-cego com 86 pacientes portadores de Transtorno Depressivo Maior (TDM) leve à moderado, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAMD), de Montgomery-Asberg (MADRS), de Beck (BDI), Impressão Clínica Global (ICG), parâmetros clínicos e cardiológicos.

Ingerir 600 a 1200 mg do extrato vegetal ao dia/6 semanas.

O extrato de H. perforatum apresenta discreta atividade antidepressiva, além da ausência de efeitos adversos significativos.

[ 71 ]
-

Extrato etanólico a 80% (v/v). Comprimido contendo: 900 mg, equivale à 4 g do extrato vegetal.

Estudo randomizado, controlado, multicêntrico, duplo-cego com 54 pacientes portadores de depressão leve à moderada, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAMD).

Tomar 900 mg do extrato vegetal ao dia/6 semanas.

Observou-se que H. perforatum reduz as taxas de recidiva/recorrência de sintomas depressivos, sendo mais potente que o medicamento citalopram.

[ 37 ]
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato vegetal, padronizado com 900 µg de hipericina.

Estudo multicêntrico com 35 crianças portadoras de sintomas depressivos e distúrbios psicovegetativos, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da eficácia, tolerabilidade e efeitos adversos por questionário específico/padronizado.

Ingerir 300 a 900 mg ao dia/6 semanas.

O extrato de H. perforatum apresenta eficácia e segurança no tratamento de sintomas depressivos e distúrbios psicovegetativos em crianças.

[ 79 ]

Fase III

Fase III
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 600 mg de extrato vegetal (extrato metanólico a 80%, v/v). RDE: 3 a 7:1.

Estudo randomizado, controlado, multicêntrico, duplo-cego com 219 pacientes portadores de Transtorno Depressivo Maior (TDM) leve ou moderado, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da Escala de Avalição de Depressão de Hamilton (HAM-D17).

Ingerir 600 mg (dose única) ou 1200 mg (duas doses) ao dia/6 semanas.

Observou-se que H. perforatum apresenta atividade antidepressiva, em ambas as dosagens, além da ausência de efeitos adversos significativos.

[ 55 ]
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato vegetal, padronizado com 3 a 6% de hiperforina e 0,12 a 0,28% de hipericina. RDE: 4 a 7:1.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 186 pacientes portadores de Transtorno Depressivo Maior (TDM) leve à moderado, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAM-D17), de Montgomery-Asberg, Lista de Verificação de Sintomas (SCL-58) e Impressão Clínica Global (ICG), análise clínica, parâmetros bioquímicos e efeitos adversos.

Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia/6 semanas.

O extrato de H. perforatum apresenta eficácia e segurança para o tratamento da TDM.

[ 57 ]

Fase IV

Fase IV
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Helarium Hypericum®: comprimido contendo 255 a 285 mg de extrato seco etanólico, padronizado com 0,3% de hipericina e 2 a 3% de hiperforina.

Helarium-425®: cápsula contendo 425 mg de extrato seco etanólico (DER 3,5-6:1), padronizado com 0,1 a 0,3% de hipericina, 6% de hiperforina e 6% de flavonoide/rutosídeo.

Estudo observacional com 1541 pacientes portadores de Síndrome Depressiva, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise de sintomas clínicos (CID-10), Escala de Impressão Clínica Global (IGC) e tolerabilidade.

Tomar 425 a 1700 mg do extrato vegetal 2 a 3 vezes ao dia/12 semanas.

Os fitoterápicos contendo o extrato de H. perforatum apresentam atividade antidepressiva (principalmente em diagnóstico precoce), além da ausência de efeitos adversos.

[ 39 ]
Antitabagismo

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato vegetal, apartir do extrato metanólico a 80% (v/v), padronizado com 900 µg de hipericina e 2% de hiperforina. RDE: 3 a 6:1.

Estudo piloto, prospectivo, aberto, não controlado com 28 voluntários fumantes, submetidos a administração do extrato vegetal, associado ao suporte motivacional/comportamental, com posterior análise dos níveis de cotinina salivar, de monóxido de carbono no ar exalado, relato de abstinência e efeitos adversos.

Ingerir 300 mg do extrato vegetal 1 ou 2 vezes ao dia/3 meses.

Neste estudo preliminar, H. perforatum associado ao suporte motivacional/comportamental não demonstra eficácia para o tratamento antitabagismo.

[ 49 ]
Atividade cognitiva e motora

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato seco, padronizado com 990 µg de hipericina, 526 µg de pseudohipericina e 9 a 15 mg de hiperforina.

Estudo controlado, duplo-cego com 13 voluntários saudáveis, submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise de testes cognitivos e psicomotores (Teste de frequência crítica de cintilação-CFF, Tempo de reação de escolha-TER, de Trilha-TMT, Substituição de símbolo por dígito-DSST, Classificação analógica para sedação-LARS e Perfil de estados de humor-POMS).

Ingerir 900 ou 1800 mg do extrato vegetal/dose única.

O comprimido de H. perforatum, na dose indicada, não altera a atenção, função motora-sensorial e o processamento de informações.

[ 25 ]
Atividade elétrica cerebral

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Cápsula: contendo 255 a 285 mg do extrato vegetal, padronizado com 900 µg de hipericina.

Estudo randomizado, cruzado, duplo-cego com 12 voluntários saudáveis submetidos a administração do fitoterápico e amitriptilina, com posterior análise do batimento cardíaco, testes psicométricos e eletroencefalograma quantitativo.

Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia/14 dias.

Observou-se que H. perforatum e amitriptilina alteram a atividade elétrica cerebral, contudo não influenciam na frequência cardíaca e a função cognitiva.

[ 48 ]
Aumenta latência do sono

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Kira®.

Estudo cruzado, controlado com 11 voluntários saudáveis submetidos a administração do fitoterápico, com posterior análise da qualidade do sono através da Polissonografia.

Ingerir 0,9 e 1,8 mg do extrato vegetal.

Observou-se que H. perforatum aumenta a latência do sono REM (Movimento Rápido dos Olhos).

[ 61 ]
Interação medicamentosa (omeprazol)

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato vegetal.

Estudo randomizado, cruzado com 12 voluntários saudáveis, submetidos a administração do extrato vegetal e omeprazol, com posterior análise de parâmetros farmacocinéticos.

Tomar 1 comprimido 3 vezes ao dia/14 dias.

O extrato de H. perforatum reduz a concentração plasmática de omeprazol (inibidor da bomba de prótons), pois estimula a atividade das isoenzimas CYP3A4 e CYP2C19.

[ 52 ]
Interação medicamentosa (zolpidem)

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Kira®: comprimidos de 300 mg.

Estudo não randomizado, controlado, aberto com 14 voluntários saudáveis submetidos a administração do extrato vegetal e zolpidem, com posterior análise de parâmetros farmacocinéticos.

Tomar 300 mg do extrato vegetal 3 vezes ao dia/14 dias.

O extrato de H. perforatum diminui a concentração plasmática do hipnótico zolpiden, provavelmente por estimular a atividade da isoenzima CYP3A4.

[ 51 ]
Intoxicação por ingestão de altas doses

Caso Reportado

Caso Reportado
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Extrato.

Estudo com 1 mulher portadora depressão, automedicada com altas doses de Hypericum perforatum, com surgimento de episódios de mania aguda, sendo necessário a internação.

Ingestão de aproximadamente 18 g do extrato vegetal/dia.

O caso reportado, demonstra que alta dose de H. perforatum pode provocar episódios maníacos, ressaltando a importância do uso racional de medicamentos a base de plantas medicinais.

[ 93 ]
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato vegetal, padronizado com 0,3% de hipericina.

Estudo com 1 paciente portador de episódios depressivos não significativos, automedicada com Hypericum perforatum, com o surgimento de crises psicóticas após ingestão de altas doses do fitoterápico.

Tomar 1 comprimido ao dia, 3 comprimidos ao dia e após 6 meses 6 comprimidos ao dia.

O caso reportado, demonstra que H. perforatum pode estar associado ao desenvolvimento de crises psicóticas quando administrado em altas doses, sendo indispensável o acompanhamento médico.

[ 95 ]
Melhora a função cognitiva

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Remotiv®: 250 mg, contendo 1,375 g do extrato vegetal, padronizado com 500 mcg de hipericina.

Estudo com 20 voluntários em condições de abstinência do tabagismo, tratados com o extrato vegetal em associação ou não à terapia de reposição de nicotina (Nicabate CQ), com posterior análise da memória espacial e atividade cerebral (eletroencefalograma e tomografia).

Ingerir 250 mg/28 dias.

O fitoterápico de H. perforatum associado ou não ao Nicabate CQ, melhora os déficits cognitivos no processo de abstinência da nicotina.

[ 24 ]
Moduladora da plasticidade cortical

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 300 mg do extrato vegetal, padronizado com 2% de hiperforina.

Estudo com 28 voluntários saudáveis submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise da excitabilidade e plasticidade cortical.

Ingerir 900 mg do extrato vegetal, dose única.

Observou-se que H. perforatum apresenta ação moduladora da plasticidade cortical.

[ 14 ]
Neurotônica

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Comprimido: contendo 250 e 500 mg do extrato seco, a partir do extrato etanólico a 57,9% (v/v), padronizado com 0,1 a 0,3% de hipericinas totais e menos que 1% de hiperforina. RDE: 4 a 7:1.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 82 voluntários saudáveis, submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise da memória, atenção sustentada, humor e ansiedade.

Dose única.

Observou-se que H. perforatum na dose de 250 mg apresenta eficácia na capacidade de memória verbal de curto prazo.

[ 6 ]
Nootrópica

Fase I

Fase I
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Blackmore’s Hyperiforte®: comprimido contendo 300 mg do extrato vegetal, padronizado com 0,3% de hipericina e 3 a 5% de hiperforina.

Estudo cruzado, controlado, duplo-cego com 12 voluntários saudáveis submetidos a administração do extrato vegetal, com posterior análise da memória e cognição, por sistema de avaliação computadorizado de Pesquisas de Drogas Cognitivas.

Ingerir 900 e 1800 mg do extrato vegetal.

Observou-se que H. perforatum não demonstra efeito nootrópico, além de apresentar efeitos colaterais na dose de 1800 mg.

[ 43 ]
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Extrato: padronizado com 0,3% de hipericina.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 27 crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), tratadas com o extrato vegetal, com posterior análise do Desempenho na Escala de Avaliação de TDAH-IV, Escala Clínica de Melhoria da Impressão Global e efeitos adversos.

Tomar 300 mg 3 vezes ao dia/8 semanas.

Observou-se que H. perforatum não apresenta eficácia para o tratamento da TDAH.

[ 10 ]
Transtorno obsessivo compulsivo

Fase II

Fase II
Parte da planta Extrato / RDD / Padronização Desenho do estudo Dose / Posologia Conclusão Referências
-

Extrato metanólico a 80% (v/v). RDE: 3 a 6:1.

Estudo randomizado, controlado, duplo-cego com 30 pacientes portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), tratados com o extrato vegetal, com posterior análise das Escalas de Avaliação de Depressão de Hamilton (HAMD) e Obsessiva-Compulsiva de Yale-Brown (Y-BOCA).

Tomar 600 a 1800 mg do extrato vegetal ao dia/12 semanas.

O extrato de H. perforatum não apresenta eficácia para o tratamento do TOC.

[ 59 ]