Salvia officinalis - Anti-inflamatória e Antioxidante - Folha

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

Os extratos etanólico e hidroalcoólico, obtidos através do método Soxhlet, apresentam atividades anti-inflamatória e antioxidante mais potentes, respectivamente.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: infusão de 10 g do material vegetal (seco) em 200 mL de água ou maceração de 10 g do material vegetal (seco) em 100 mL de etanol/água (50:50). Por Soxhlet: extratos aquoso, etanólico e hidroalcoólico. Concentrações para ensaio: 5 a 250 µg/mL.

Parte da planta: 
In vitro: 

Determinar a atividade antioxidante através da eliminação dos radicais DPPH, ABTS, ROO, NO e O2, e capacidade redutora do íon férrico.

Em cultura de fibroblastos do tecido adiposo (L929) de ratos incubadas com os extratos vegetais, com posterior análise da atividade metabólica (MTS), quantificação do DNA (teste fluorimétrico) e proteína total (BCA) e morfologia celular (Microscopia Eletrônica de Varredura).

Em cultura de monócitos (THP-1) isolados de sangue periférico humano, incubados com PMA (estimulante da diferenciação celular), LPS (estimulante da inflamação) e extratos vegetais, com posterior análise da atividade metabólica (Alamar blue), níveis de IL-6 e TNF-α (ELISA).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: