As frações de acetato de etila e butanol apresentam atividade hipoglicemiante (antioxidante, antiglicante e inibidora enzimática) mais potente, além da ausência de toxicidade para os eritrócitos.
Extrato: maceração de 500 g do material vegetal em 2,5 L de etanol a 98%, posteriormente, 2,6 g do extrato bruto em etanol a 90%. Rendimento: 10%. Frações: hexano, diclorometano, acetato de etila, butanol e água. Rendimento: 8,1, 50, 3,8, 23,1 e 11,5%, respectivamente.
Determinar as atividades: antioxidante através da redução do íon férrico (FRAP), capacidade de absorção de radicais oxigênio (ORAC) e eliminação dos radicais DPPH; inibitória da formação de produtos de glicação (albumina/frutose, albumina/metilglioxal e arginina/metilglioxal); inibitória das enzimas α-amilase, α-glicosidase e lipase; e hemolítica em sangue de ratos Wistar.
Em neutrófilos isolados da medula óssea de camundongos (C57BL/6) incubados com o extrato vegetal, com posterior análise dos níveis de substâncias reativas ao oxigênio (ERO's).
Em tecido hepático de camundongos (C57BL/6) incubado com ferro-ascorbato e frações vegetais, com posterior análise de parâmetros oxidativos (capacidade antioxidante total, peroxidação lipídica, nível de grupamentos tiol e espécies reativas ao oxigênio).