Curcuma longa - Antitumoral - Rizoma

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

O óleo essencial de C. kwangsiensis (rico em curdiona) apresenta atividade antioxidante e anti-inflamatória mais potente, enquanto que C. phaeocaulis (rico em elemenona), C. wenyujin (rico em curdiona) e C. kwangsiensis demonstram ação antimicrobiana mais potente, e C. phaeocaulis e C. longa (rico em ar-turmerona) atividade citotóxica promissora.

Extrato / RDE / Padronização: 

Óleo essencial: 50 g do material vegetal (pó), por hidrodestilação. Outras espécies em estudo: Curcuma phaeocaulis, C. wenvujin e C. kwangsiensis.

Parte da planta: 
In vitro: 

Determinar a atividade antioxidante através da eliminação do radical DPPH.

Em culturas de Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Candida albicans e Sccharomyces cerevisiae submetidas ao teste de microdiluição em ágar, para determinar a concentração inibitória média (MIC).

Em cultura de células humanas de câncer de próstata (LNCaP) e de hepatoma (HepG2) incubadas com os óleos vegetais, com posterior análise de citotoxicidade (ensaio MTT).

In vivo: 

Em camundongos BALB/c portadores de edema de orelha induzido por TPA, tratados topicamente com os óleos vegetais, com posterior análise do volume da orelha, parâmetros histológicos e imunohistoquímicos (TNF-α e COX-2).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: