Observou-se que o extrato bruto e a subfração orgânica da folha de C. scolymus apresentam atividades vasodilatadora e vasoprotetora mais potentes, pois estimula a liberação de NO em células endoteliais.
Extrato aquoso (4 a 6:1): padronizado com 10,10 (p/p) de ácido cafeoilquínico e 2,17 (p/p) de flavonoides. Frações: acetato de etila e n-butanol (2:1, v/v). Subfrações: orgânica (20 a 30:1), padronizada com 26,30 (p/p) de ácido cafeoilquínico e 13,29 (p/p) de flavonoides, e aquosa (5 a 7,5:1), padronizada com 6,30 (p/p) de ácido cafeoilquínico e 0,76 (p/p) de flavonoides.
Em células endoteliais de veia umbilical humana (HUVEC), especificamente a linhagem EA.hy 926, transfectadas por pGL3-eNOS-Hu-3500-neo, contendo um gene promotor da isoenzima eNos e um gene repórter Luciferase, incubadas com o extrato vegetal, com posterior análise de de expressão proteica por Western blotting e quantificação dos níveis de óxido nítrico (NO).
Em aorta de ratos Sprague-Dawley, incubadas com subfração orgânica, norepinefrina, acetilcolina e N-nitrito-L-arginina-metil-éster (L-NAME).