Melissa officinalis - Anti-inflamatória e Antitumoral - Folha

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

Os extratos vegetais em estudo apresentam atividade antioxidante, anti-inflamatória, antitumoral, além da ausência de citotoxicidade para PLP2.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: infusão de 1 g do material vegetal (seco) em 200 mL de água. Outras espécies em estudo: Erica australis, Genista tridentata, Mentha spicata e Prunella vulgaris.

Parte da planta: 
In vitro: 

Determinar a atividade antioxidante através da inibição da peroxidação lipídica (TBARS) e hemólise oxidativa (CI50).

Em macrófagos murinos (RAW 264.7) estimulados com LPS e incubados com os extratos vegetais, com posterior análise dos níveis de óxido nítrico; em culturas de células de humanos tumorais de mama (MCF-7), cervical (HeLa), hepática (HepG2), pulmonar (NCI-H460) e células não tumorais hepáticas suína (PLP2) incubadas com os extratos vegetais, com posterior análise de citotoxicidade.

Em cepas de Bacillus cereus, Listeria monocytogenes, Escherichia coli, Salmonella typhimurium, Aspergillus niger, A. versicolor, Penicillium funiculosum e P. verrucosum var. cyclopium submetidos ao teste de microdiluição em ágar para determinar as concentrações inibitória mínima (CIM), bactericida mínima (CBM) e fungicida mínima (CFM).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: