Os extratos de P. barbatus apresentam atividades bacteriostática, fungistática e imunomoduladora, além de baixa toxicidade para células normais.
Extratos (10% p/v): material vegetal (pó) em água ou acetona/água (7:3, v/v). Concentrações para ensaio: 0,1 a 500 µg/mL.
Em culturas de Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumannii e Trichophyton rubrum incubadas com os extratos vegetais, submetidas aos testes de microdiluição e disco-difusão em ágar, com posterior análise da concentração inibitória mínima (CIM), concentração bactericida mínima (CBM) e do halo de inibição (mm).
Em cultura de células mononucleares do sangue periférico normais (PBMC) e células neoplásicas de linfoma não Hodgkin (TOLEDO), leucemia mieloide crônica (K562), câncer de próstata (DU-145) e câncer de pâncreas (PANC-1) submetidas aos testes de citotoxicidade (MTT e Azul de tripano).
Em cultura de esplenócitos isolados de camundongos (BALB/c) estimulados com concanavalina A e incubados com os extratos vegetais, com posterior análise dos níveis das citocinas IFN-γ e IL-17A (ELISA).