Propagação

Planta Medicinal: 
Descrição: 

é realizada por sementes, com germinação entre 50 e 60%. A emergência das sementes inicia-se no 3º dia após a semeadura e estende até o 10º dia, depois deste período as sementes não germinam mais. A semeadura pode ser realizada diretamente no campo em leiras ou valas de 50 a 60 cm de profundidade, preenchidas com solo leve e rico em em substrato orgânico, facilitando a formação de raízes uniformes e vigorosas, enquanto que solos compactados produzem raízes fibrosas. Pode-se fazer a semeadura em sacos plásticos contendo substrato solo, areia e esterco (3:2:1), ou em caixilho contendo substrato industrializado. As mudas assim produzidas devem permanecer em viveiro (sombrite 50%) por 40 dias, com irrigação diária. Posteriormente, devem ser transferidas para local definitivo, a pleno sol, com espaçamento de 40 cm entre as plantas e 40 cm entre linhas. O plantio deve ser realizado no mês de março, se houver interesse em colher as raízes para a produção de fitoterápico.

Referência: 
Referência 1 - Arctium lappa - FERRO, D. & PEREIRA, A. M. S. Fitoterapia: Conhecimentos tradicionais e científicos, vol. 1. 1 ed. São Paulo: Bertolucci, 2018, p. 102-103.
Referência 2 - Arctium lappa - PEREIRA, A. M. S. et al. (Org.). Manual Prático de Multiplicação e Colheita de Plantas Medicinais. Ribeirão Preto: Bertolucci, 2011, p. 35-37.
Galeria: 
Propagação por sementes

Propagação por sementes