Punica granatum - Antioxidante e Antitumoral - Fruto (casca)

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

A combinação dos extratos vegetais apresenta atividade antioxidante mais potente, bem como antiproliferativa contra células HepG2 (CI50 = 75,864 µg/mL).

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato (1:16 p/v): decocção de 100 g de material vegetal em água. Associação dos extratos: 33% de Punica granatum, 27% de Putranjiva roxburghii, 25% de Swertia chirata, 10% de Tinospora cordifolia e 5% de Trigonella corniculata.

Parte da planta: 
In vitro: 

Determinar a atividade antioxidante através dos testes: capacidade antioxidante total, eliminação do radical DPPH, redução do íon ferricianeto, peroxidação lipídica, redução de íon cúprico e quelação de íons Fe+2.

Em cultura de eritrócitos incubados com peróxido de hidrogênio para indução de estresse oxidativo, incubados com os extratos vegetais (associados ou não), com posterior análise da ação antioxidante.

Em culturas de células de câncer humano (MG-63, A-549, HeLa, HepG2 e IMR-32) e células normais (T293), incubadas com os extratos vegetais (associados ou não), com posterior análise de viabilidade celular (resazurina), morfologia celular e nuclear (microscopia confocal), níveis de espécies reativas de oxigênio e potencial mitocondrial (ELISA).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: