Punica granatum - Antitumoral (pulmão) - Folha

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

O extrato de P. granatum apresenta efetividade para o tratamento de câncer de pulmão de células não pequena (NSCLC), concentração dependente, além de baixa toxicidade em células normais.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: 150 g do material vegetal (fresco, fragmentado) em 800 mL de etanol e 1200 mL de água. Concentrações para ensaio: 6,25 a 200 µg/mL.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em cultura de células humanas de rim embrionário (HEK293), de fígado normal (L02) e de câncer de pulmão (A549 e H1299), em células Vero (rim de macaco africano) e de câncer de pulmão Lewis de camundongos (LL/2), incubadas com o extrato vegetal, com posterior análise da viabilidade celular (MTT) e formação de colônias.

Em cultura de células humanas de câncer de pulmão (A549 e H1299) e de câncer de pulmão Lewis de camundongos (LL/2), incubadas com o extrato vegetal, com posterior análise do teste migração e invasão celular (cicatrização de feridas e câmara de Boyden), ciclo celular, apoptose, potencial de membrana mitocondrial, níveis de espécies reativas de oxigênio e expressão de MMP 2 e 9 (Western blotting).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: