O extrato hexânico de R. officinalis apresenta atividade fotoprotetora, antioxidante e cicatrizante, além da ausência de citotoxicidade.
Extrato: maceração do material vegetal (fresco) em n-hexano. Rendimento: 2,1% (p/p). Nanopartículas: contendo 4 e 10% (p/p) do extrato vegetal.
Determinar as atividades antioxidante através da eliminação dos radicais DPPH e ABTS, e redução do íon férrico (FRAP), e inibitória das enzimas elastase pancreática (suína) e colagenase (bovina).
Em cultura de queratinócitos e células normais de fibroblasto pulmonar de humanos (WI-38) incubados com o extrato vegetal, com posterior análise da migração celular (ensaio de cicatrização de feridas) e citotoxicidade (MTT), respectivamente.
Em ratos Wistar (sem pelos) expostos a radiação (UVB) na região dorsal, pré-tratados com o gel contendo as nanopartículas de extrato vegetal, com posterior análise de parâmetros bioquímicos (CAT, GSH, SOD, GSH, IL-1β, IL-6, NF-kB e MMP-1), histopatológico e índice de irritação primária com formalina (edema e eritema).