Scoparia dulcis - Antioxidante e Hipoglicemiante - Planta toda

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

O extrato de S. dulcis apresenta atividade hipoglicemiante, antioxidante, antiapoptótica e citoprotetora, sendo promissora para o tratamento e prevenção de complicações do diabetes.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: 500 g do material vegetal (fresco) em 1,5 L de água. Rendimento: 31 g. Concentrações para ensaio (in vitro): 1 a 100 µg/mL. Doses para ensaio (in vivo): 100 a 400 mg/kg.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em ilhotas isoladas de camundongos Balb/c incubadas com o estreptozotocina, glicose e extrato vegetal, com posterior análise da secreção de insulina.

Em cultura de células de insulinoma de rato (RINm5F) incubadas com estreptozotocina e extrato vegetal, com posterior análise da viabilidade celular (MTT), nível de NO (reagente de Griess), MDA (espectrofotometria), apoptose, oxidante reativo e danos ao DNA intracelulares (citometria de fluxo).

In vivo: 

Em ratos Wistar portadores de diabetes induzido por estreptozotocina, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da glicemia, insulina plasmática, níveis de peroxidação lipídica, CAT, SOD, GSH e proteína em homogenato pancreático. 

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: