Taraxacum officinale - Anti-inflamatória e Antioxidante - -

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

A associação dos extratos de D. batatas, T. officinale e S. tenuifolia apresenta atividade anti-inflamatória e antioxidante, por regulação da via de sinalização Nrf2-HO-1, sendo promissor para o tratamento de doenças inflamatórias pulmonares.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato (TADIO): combinação de Dioscorea batatas, Taraxacum officinale e Schizonepeta tenuifolia em etanol a 25% (1:1:1). Doses para ensaio: 500 e 1000 mg/kg.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em cultura de macrófagos murinos (RAW 264.7) estimuladas com LPS, tratadas com a combinação de extratos vegetais, com posterior análise da viabilidade celular (WST-1), níveis de IL-6, IL-1β, NO e ERO's, ensaio de luciferase (elementos responsivos antioxidantes, AREs) e transfecção de siRNA (Nrf2).

In vivo: 

Em camundongos C57BL/6 portadores de lesões pulmonares agudas induzidas por LPS, tratados com os extratos vegetais, associados ou não, com posterior análise do nível de células totais e neutrófilos no fluido broncoalveolar, estresse oxidativo no tecido pulmonar (MPO) e expressão de HO-1 e Nrf2 (Western blotting).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: