O extrato de T. cordifolia apresenta atividade hipoglicemiante, devido a ação citoprotetora (RIN-m5f) e aumento da captação de glicose nos adipócitos.
Extrato: decocção do material vegetal (pó) em água. Rendimento: 20%. Concentrações para ensaio (in vitro) 100 a 1000 μg/mL. Doses para ensaio (in vivo): 200 a 1000 mg/kg.
Determinar a atividade antioxidante através da eliminação dos radicais DPPH, TBARS e NO e a atividade da enzima dipeptidil peptidase (DPP)-IV e da proteína tirosina fosfatase (PTP)-1B.
Em cultura de células secretoras de insulina (RIN-m5f) estimuladas com IL-1β e IFN-γ, incubadas com o extrato vegetal, com posterior análise da viabilidade celular, níveis de NO e insulina (MTT e ELISA).
Em adipócitos 3T3-L1 incubados com o extrato vegetal, com posterior análise da diferenciação celular, captação de glicose e translocação de GLUT4 (fluorescência e Western blotting).
Em ratos Wistar portadores de diabetes induzido por estreptozotocina, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise dos níveis de glicose, glicogênio hepático, TBARS, triglicerídeos, colesterol, insulina, óxido nítrico e atividade da enzima DPP-IV.