Os extratos da casca (anti-inflamatória) e folha (relaxante muscular e expansão das vias aéreas) de U. tomentosa apresentam resultados promissores para o tratamento da asma alérgica.
Extrato: decocção de 60 g do material vegetal (pó, casca) em 3 L de água. Rendimento: 3,7 g. Concentrações para ensaio (in vitro): 3 a 300 µg/poço. Doses para ensaio (in vivo): 50 a 200 mg/kg.
Extrato: decocção de 20 g do material vegetal (pó, folha) em 1 L de água. Rendimento: 3,2 g. Concentrações para ensaio (in vitro): 1 a 150 µg/poço. Doses para ensaio (in vivo): 50 a 200 mg/kg.
Em cultura de macrófagos murinos (RAW 264.7-Luc) incubados com os extratos vegetais, com posterior análise da viabilidade celular (MTT); e estimulados com LPS para análise da expressão de IL-1, IL-6 e TNF-α (ELISA).
Em camundongos BALB/c sensibilizados e desafiados com ovalbumina, tratados com os extratos vegetais, com posterior análise hiperresponsividade brônquica, contagem de células inflamatórias em lavado broncoalveolar (hemocitômetro), quantificação de IgE plasmático e de IL-4, IL-5, IL-10, IFN-γ e TGF-β em tecido pulmonar (ELISA), e parâmetros histológicos.