Uncaria tomentosa - Antitumoral - Casca

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

Os extratos de U. tomentosa apresentam atividade antitumoral promissora, pois reduz a proliferação e infiltração celular, bem como os marcadores angiogênicos.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: 20 g do material vegetal (pó) em 200 mL de PBS ou etanol a 70%. Concentrações para ensaio (in vitro): 4 a 100 µg/mL. Dose para ensaio (in vivo): 200 µg/mL.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em culturas de células de melanoma murino (B16-BL6), fibroblastos imortais não malignos (NIH-3T3) e mioblastos de camundongos imortais não malignos (C2C12) incubadas com os extratos vegetais, com posterior análise da viabilidade celular (MTT), conteúdo de DNA (citometria de fluxo), morfologia celular e fragmentação do DNA (microscopia de fluorescência), expressão de ERK1 e 2, Akt e caspase (imunoblotting), e da via de sinalização (Dual-Glo Luciferase).

In vivo: 

Em camundongos C57BL/6 portadores de tumores induzidos por injeção (subcutânea) de células B16-BL6, tratados com os extratos vegetais (intraperitoneal ou local), com posterior do peso corporal, peso e diâmetro do tumor e parâmetros histoquímicos.

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: