Zingiber officinale - Neuroprotetora - Rizoma

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

A combinação dos extratos de C. rotundus e Z. officinale apresenta atividades neuroprotetora e neurotônica promissoras, pois aumenta a expressão de ERK, reduz o estresse oxidativo e a atividade de AChE no hipocampo.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato etanólico a 95%. Rendimento: 10,48%. Outra espécie em estudo: Cyperus rotundus. Associação: 1:5, C. rotundus e Z. officinale, respectivamente, padronizado com 65 mg/mL de gingerol e 7 mg/mL de quercetina. Doses para estudo: 100 a 300 mg/kg.

Parte da planta: 
In vitro: 

Determinar a atividade antioxidante através da eliminação do radical DPPH e redução do íon férrico (FRAP), e atividade inibitória da enzima AChE.

In vivo: 

Em ratos Wistar portadores de demência relacionada a idade com déficits de memória induzida por AF64A, tratados com a combinação dos extratos vegetais, com posterior análise do teste do labirinto aquático de Morris, atividade de AChE, estresse oxidativo (MDA, SOD, CAT e GSH-Px), parâmetros histológicos, morfológicos (densidade neuronal no hipocampo) e expressão de ERK1/2 (Western blotting).

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: