Os óleos de H. italicum, M. communis e P. lentiscus apresentam atividade citotóxica (A2780) mais potente, enquanto que H. italicum, S. somalensis e A. millefolium, apresentam atividade antiestrogênica relevante.
Óleo essencial: por hidrodestilação. Outras espécies em estudo: Rosmarinus officinalis, Salvia somalensis, Tymus vulgaris, Helichrysum italicum, Pistacia lenticus e Myrtus communis. Concentrações para ensaio: 0,00001 a 1,0 µL/mL.
Em linfócitos periféricos de humanos, incubados com óleos essenciais, submetidos ao ensaio de micronúcleos com bloqueio de citocalasina B (CBMN), com posterior análise do índice de citotoxicidade e genotoxicidade.
Em células de carcinoma de ovário humano (A2780), incubadas com óleos essenciais, com posterior análise da citotoxicidade, CI50 e CI70.
Em cultura de Saccharomyces cerevisiae, estimulada por estrogênio, incubada com os óleos essenciais e O-nitrofenil-β-D-galactopiranosídeo, com posterior análise da expressão de ERα, lacZ e níveis de β-galactosidase.