Schinus terebinthifolia - Antioxidante e Cardioprotetora - Folha

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

O extrato de S. terebinthifolius apresenta atividade antioxidante e cardioprotetora, reduzindo o estresse oxidativo induzido pela doxorrubicina, sem alterar a ação antitumoral.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: maceração de 2,128 g do material vegetal em metanol absoluto. Rendimento: 13%. Concentrações para ensaio (in vitro): 50 a 500 µg/mL. Dose para ensaio (in vivo): 200 mg/kg.

Parte da planta: 
In vitro: 

Determinar a atividade antioxidante através da eliminação do radical DPPH e atividade de enzimas antioxidantes (SOD, CAT e GPx).

Em cultura de eritrócitos isolados do sangue de humanos saudáveis, incubados com o extrato vegetal, com posterior análise da atividade hemolítica, inibidora da hemólise oxidativa e da peroxidação lipídica (induzida ou não por doxorrubicina).   

Em cultura de células K562 (eritroleucemia humana) incubadas com doxorrubicina e extrato vegetal, com posterior análise da viabilidade celular (MTT).

In vivo: 

Em camundongos C57Bl/6 portadores de estresse cardíaco induzido por doxorrubicina, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise dos níveis de MDA em homogenato cardíaco e parâmetros morfológicos do tecido cardíaco.

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: