O extrato e frações de E. uniflora apresenta atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante e analgésica, além da ausência de efeitos adversos.
Extrato (10% p/v): 50 g de material vegetal (pó) em acetona/água (7:3 v/v). Rendimento: 10 g. Frações: acetato de etila e aquosa. Concentrações para ensaio (in vitro): 0,039 a 25 mg/mL. Doses para ensaio (in vivo): 50 a 200 mg/kg.
Em culturas de Staphylococcus aureus, S. epidermidis, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Salmonella enteritidis e Pseudomonas aeruginosa submetidas ao teste de diluição em ágar, para determinar concentração inibitória mínima (CIM).
Em camundongos Swiss portadores de peritonite induzida por carragenina, tratados com o extrato vegetal, com posterior análise da atividade de mieloperoxidase (MPO), níveis de malondialdeído (MDA), glutationa total e citocinas (TNF-α e IL-1β) no líquido peritoneal; determinar a atividade antinociceptiva através dos testes de contorções abdominais induzidas por ácido acético e da placa quente.