Hancornia speciosa - Quimiopreventiva - Folha

Planta Medicinal: 
Conclusão: 

Observou-se que as espécies H. speciosa, M. hirsuta e J. caroba apresentam potencial quimiopreventivo, além da ausência de citotoxicidade.

Extrato / RDE / Padronização: 

Extrato: percolação de 251,8 g do material vegetal (pó) em etanol à 96%. Rendimento: 69,1 g. Frações: n-hexano, diclorometano, acetato de etila, diclorometano/acetato de etila, acetato de etila/metanol, metanol e metanol/água. Outras espécies em estudo: Davilla elliptica, Jacaranda caroba, Mansoa hirsuta, Remija ferrugina, Solanum paniculatum e Xyris pterygoblephara.

Parte da planta: 
In vitro: 

Em células HepG2 transfectadas com plasmídeo ARE-luciferase e em células embrionárias de rim de humanos, transfectadas com plasmídeo-luciferase estimuladas por acetato 12-O-tetradecanoil-13, incubadas com os extratos vegetais e frações, com posterior análise da expressão do gene ARE (codifica proteínas protetoras) e dos níveis de NF-kB (CI50).

Em células tumorais da bexiga de humanos (T24) estimuladas por acetato 12-O-tetradecanoil-13, incubadas com os extratos vegetais e frações, com posterior análise da atividade da enzima ornitina descaboxilase (ODC).

Determinar a atividade inibitória de COX-1, na presença dos extratos vegetais e frações, ácido araquidônico e indometacina, com posterior quantificação dos níveis de PGE2 por ELISA.

Atividade Farmacológica: 
Ensaio Toxicológico: