Estado no qual o peso corporal está muito acima dos padrões recomendados, geralmente devido ao acúmulo excessivo de gorduras no corpo. Os padrões podem variar com a idade, sexo, fatores genéticos ou culturais. Em relação ao índice de massa corporal, um IMC maior que 30,0 kg/m2 é considerado obeso e um IMC acima de 40,0 kg/m2 é considerado obeso mórbido (obesidade mórbida).
Conceitos
Condição caracterizada pelo excesso de gordura no abdômen. A obesidade abdominal é tipicamente definida como a circunferência na cintura de 95 cm ou mais em homens e 85 cm ou mais em mulheres. A obesidade abdominal aumenta o risco de desenvolver distúrbios como diabetes, hipertensão e síndrome metabólica.
Índice de massa corpórea em gestantes que está excessivamente acima do limite de corte recomendado.
Sub-fenótipo de indivíduos obesos que possuem risco para doenças cardiovasculares, entre o fenótipo de indivíduos saudáveis com peso normal e indivíduos não saudáveis com obesidade.
Situação em que o peso é duas, três ou mais vezes acima do peso ideal, sendo assim chamada porque está associada a muitos distúrbios graves e com risco de morte. Em relação ao índice de massa corporal, a obesidade mórbida é definida por um IMC acima de 40,0 kg/m2.
Índice de massa corporal em crianças (2-12 anos) e adolescentes (13-18 anos) que está significativamente acima do valor recomendado para uma determinada idade e sexo. Para lactentes menores de 2 anos de idade, a obesidade é determinada baseada em padrão de percentis de medidas peso-altura.
Óleos obtidos de plantas, por processos físicos, que evaporam à temperatura ambiente sem deixar resíduo. São constituídos por misturas complexas de substâncias de baixa massa molecular, que determinam seu odor e sabor. Podem se apresentar isoladamente ou misturados entre si, retificados, desterpenados ou concentrados. Podem também ser denominados óleos essenciais.
São extratos semissólidos constituídos por uma resina em solução em um óleo volátil e/ou óleo fixo e são obtidas por evaporação do(s) solvente(s) utilizado(s) para a sua produção. Esta definição é aplicada somente as oleorresinas produzidas por extração.
Infecção fúngica na unha, geralmente causada por dermatófitos, leveduras ou fungos não dermatófitos.
Que impede a visualização do conteúdo, abrangendo todas as cores. Constitui barreira de proteção à luminosidade.
Preparação obtida a partir de glândulas, tecidos, outros órgãos e secreções animais destinada a fim terapêutico ou medicinal.
Documento, ou conjunto de documentos, a ser preenchido com os dados obtidos durante a produção de um insumo farmacêutico ativo e que contemple as informações da fórmula mestre/fórmula padrão.
Órgão de fiscalização do Ministério da Saúde, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
É uma forma prática que dá uma medida total da contribuição de vários solutos numa solução pela pressão osmótica da solução. A unidade de osmolalidade é osmol por quilograma (osmol/kg), mas o submúltiplo miliosmol por quilograma (mosmol/kg) é normalmente usado.
Tipo de tecido ósseo que compõe a parte interna do osso. Possui uma estrutura esponjosa semelhante a favo de mel com trabéculas e contém a medula óssea. Possui maior taxa de renovação de remodelamento ósseo do que o osso cortical.
Doença articular degenerativa e progressiva que é a forma mais comum de artrite, especialmente em pessoas idosas. Acredita-se que a doença não resulta do processo de envelhecimento, mas de alterações bioquímicas e estresses biomecânicos que afetam a cartilagem articular. Na literatura estrangeira, é frequentemente chamada de osteoartrose deformante.
Qualquer distúrbio ósseo que envolve um ou mais centros de ossificação (epífises). É caracterizada por degeneração ou necrose seguida por revascularização e reossificação. A osteocondrose frequentemente ocorre em crianças, causando vários níveis de desconforto ou dor. Há muitos epônimos para áreas afetadas específicas, como navicular do tarso (Doença de Kohler) e tuberosidade da tíbia (Doença de Osgood-Schlatter).
Formação excessiva de osso trabecular denso levando a fraturas patológicas, osteíte, esplenomegalia com infarto, anemia e hematopoiese extramedular.
Redução da massa óssea sem alteração da composição do osso, levando a fraturas. A osteoporose primária pode ser de dois tipos principais: osteoporose após a menopausa (osteoporose pós-menopausa) e osteoporose relacionada à idade ou senil.
Distúrbio metabólico associado a fraturas do colo do fêmur, vértebras e antebraço distal. Ocorre com mais frequentemente em mulheres entre 15 a 20 anos após a menopausa e é causado por fatores associados à menopausa, incluindo a deficiência de estrogênio.
Correspondem àqueles extratos não ajustados a um conteúdo específico de constituintes. São definidos essencialmente pelos parâmetros de seu processo de fabricação, como por exemplo a qualidade da droga vegetal, seleção do líquido extrator e condições de extração; bem como suas especificações. Os marcadores não necessariamente apresentam atividade terapêutica estabelecida, sendo considerados marcadores analíticos. O teor dos marcadores não deverá ser inferior ao valor mínimo indicado na...