Conceitos

Á B C D E F G H I J K L M N Ó P Q R S T U V X Z
Uso de tabaco com o detrimento da saúde de uma pessoa ou de sua função social. Está incluída a dependência de tabaco.

É a forma farmacêutica sólida preparada a partir de uma massa feita com solução hidroalcoólica, o princípio ativo e lactose, ou da própria trituração umedecida em solução hidroalcoólica. É moldada em tableteiros e é frágil e quebradiça. 

Grupo de anemias hemolíticas hereditárias em que há diminuição da síntese de uma ou mais ramificações polipeptídicas da hemoglobina. Há vários tipos genéticos com quadros clínicos variando desde anormalidade hematológica escassamente detectada até anemia severa e fatal.

É a preparação à base de sais que são capazes de suportar variações na atividade de íons hidrogênio. 

Recipiente, isolado termicamente, apropriado para armazenar gases medicinais na forma de líquido criogênico.

Recipiente transportável, isolado termicamente, capaz de armazenar gases medicinais na forma de líquido criogênico.

Batimentos cardíacos anormalmente rápidos, geralmente com frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto para adultos. A taquicardia acompanhada por distúrbio na despolarização cardíaca (arritmia cardíaca) é chamada taquiarritmia.

Dilatação permanente de vasos sanguíneos preexistentes (capilares, arteríolas, vênulas), criando lesões vermelhas focais pequenas, normalmente na pele ou mucosas. Caracteriza-se pela proeminência de vasos sanguíneos cutâneos, como “aranhas vasculares”.

Temperatura ou ponto de congelamento de líquido ou de sólido fundido é a mais alta temperatura na qual ele se solidifica. Para substâncias puras que fundem sem decomposição, o ponto de congelamento do líquido é igual a seu ponto de fusão. 

Temperatura ou ponto de ebulição de um líquido é a temperatura corrigida na qual o líquido ferve sob pressão de vapor de 101,3 kPa (760 mm de Hg). 

Temperatura ou ponto de fusão de uma substância é a temperatura na qual esta se encontra completamente fundida. 

Síndrome clínica que descreve lesões tendinosas por uso excessivo, caracterizada por uma combinação de dor, edema difuso ou localizado e desempenho prejudicado.

Documento emitido pelo responsável técnico, com o objetivo de atestar que os lotes de material de propagação vegetativa das espécies florestais ou de interesse ambiental ou medicinal foram produzidos de acordo com a legislação específica.

Documento emitido pelo responsável técnico, com o objetivo de atestar que os lotes de mudas das espécies florestais ou de interesse ambiental ou medicinal foram produzidos de acordo com a legislação específica.

Documento emitido pelo responsável técnico, com o objetivo de atestar que os lotes de semente das espécies florestais ou de interesse ambiental ou medicinal foram produzidos de acordo com a legislação específica.

Transtorno caracterizado por despertar incompleto do sono associado com comportamento que sugere medo extremo. Esta condição afeta principalmente crianças e adultos jovens, e o indivíduo geralmente não se recorda do evento. Os episódios tendem a ocorrer durante os estágios III ou IV do sono. O sonambulismo é frequentemente associado com esta afecção.

Teste realizado por razões de segurança, a fim de garantir que cilindros e tanques suportem as pressões para os quais foram projetados.

Métodos analíticos quantitativos validados capazes de detectar, de forma específica, exata e sem interferências, as mudanças das propriedades químicas, físicas ou microbiológicas de um insumo farmacêutico ativo, de seus produtos de degradação e de outros componentes de interesse, ao longo do tempo.

Doença causada pela tetanospasmina, uma toxina proteica potente produzida por Clostridium tetani. O tétano ocorre frequentemente após uma lesão aguda, como uma perfuração ou laceração. O tétano generalizado, a forma mais comum, é caracterizado por contrações musculares tetânicas e hiperreflexia. O tétano localizado apresenta-se como uma condição leve com manifestações restritas dos músculos próximos ao ferimento. Pode progredir para a forma generalizada.

Lesão dermatológica pruriginosa nos pés, causada por Trichophyton rubrum, T. mentagrophytes ou Epidermophyton floccosum.

É a preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante da extração de drogas vegetais ou da diluição dos respectivos extratos. São obtidas por extração a líquido usando 1 parte, em massa, de droga vegetal e 10 partes de solvente de extração, ou 1 parte, em massa, de droga vegetal e 5 partes de solvente de extração. A relação pode ser em p/p ou p/v. Alternativamente, eles podem ser obtidos utilizando tanto 1 parte, em massa, de droga vegetal e quantidade suficiente do solvente de extração para...

É preparação líquida resultante da ação de líquido extrator adequado sobre uma determinada droga de origem animal ou vegetal.

Doenças inflamatórias da glândula tireoide. A tireoidite pode ser classificada em aguda (tireoidite supurativa), subaguda (granulomatosa e linfocítica), fibrosa crônica (de Riedel), linfocítica crônica (doença de Hashimoto), transitória (tireoidite pós-parto) e outros subtipos de tireoidite autoimune.

Pessoa jurídica que possui o registro de um produto, detentora de direitos sobre ele, responsável pelo produto até o consumidor final.

Estado de atividade diminuída em animais caracterizado por metabolismo reduzido, temperatura corporal reduzida e baixa sensibilidade ao estímulo externo.

Expulsão súbita e audível de ar dos pulmões através de uma glote parcialmente fechada precedida por inalação. É uma resposta protetora que serve para limpar a traqueia, brônquios e/ou pulmões de irritantes e secreções ou para prevenir a aspiração. 

A forma adquirida de infecção por Toxoplasma gondii em animais e no homem.

Via de administração por difusão através da camada dérmica da pele para a circulação sistêmica.

Transtorno afetivo maior marcado por graves oscilações de humor (episódios maníacos ou depressivos maiores) e tendência à remissão e recorrência.

Respostas anormais à luz solar ou luz artificial, devido à reatividade extrema de moléculas absorvedoras de luz nos tecidos. Refere-se quase que exclusivamente à fotossensibilidade cutânea, incluindo queimadura solar, reações devido à exposição prolongada repetida na ausência de fatores fotossensibilizantes, e reações que necessitam de fatores fotossensibilizantes, como agentes fotossensibilizantes e determinadas doenças. Com referência restrita ao tecido cutâneo, não inclui fotossensibilidade...

Classe de transtornos cefaleicos primários e incapacitantes caracterizados por cefaleias pulsáteis, unilaterais e recorrentes. Os dois subtipos principais são a enxaqueca comum (sem aura) e a clássica (com aura ou sintomas neurológicos).

Transtornos mentais crônicos em que há um desenvolvimento insidioso de um sistema delirante permanente e inquestionável (delírios persecutórios e delírios de ciúme), acompanhados pela preservação do pensamento organizado e claro. As respostas e os comportamentos emocionais são consistentes com o estado delirante.

Compulsão para arrancar o próprio cabelo.

Infeção por Trichinella. É causada pela ingestão de carne crua ou mal cozida infectada com larvas de vermes nematoides do gênero Trichinella. Todos os membros do gênero Trichinella podem afetar humanos, além da Trichinella spiralis, o agente etiológico tradicional. É distribuído em grande parte do mundo e é reemergente em algumas partes como um perigo à saúde pública e um problema de segurança alimentar.

Consiste na redução do insumo ativo a partículas menores por meio de processo automatizado ou manual, utilizando lactose como insumo inerte, visando dinamizar o mesmo.

Qualquer uma das doenças infecciosas do ser humano e de outros animais causados por espécies de Mycobacterium tuberculosis.

Embalagem primária que consiste em um recipiente sem gargalo, com formato de um cilindro oco e alongado, de material rígido, para o acondicionamento de formas farmacêuticas sólidas.