Conceitos

Á B C D E F G H I J K L M N Ó P Q R S T U V X Z
Grupo de deficiências enzimáticas hereditárias que se caracterizam por elevações dos níveis de galactose no sangue. Esta condição pode estar associada com deficiências da galactoquinase, UDPglucose-hexose-1-fosfato uridiltransferase, ou UDPglucose 4-epimerase. A forma clássica é causada pela deficiência da UDPglucose-hexose-1-fosfato uridiltransferase e se apresenta na infância com insuficiência de crescimento, vômitos e hipertensão intracraniana. Os indivíduos afetados podem desenvolver...

Esforço organizado e documentado dentro de um estabelecimento no sentido de assegurar as características do produto, de modo que cada unidade do mesmo esteja de acordo com suas especificações. 

É a agitação de uma forma farmacêutica líquida na orofaringe pelo ar que se expele da laringe, devendo ser descartado o líquido ao final, não devendo ser engolido.

Qualquer gás ou mistura de gases que exerça no recipiente que o contém uma pressão absoluta maior ou igual a 280 kPa a 20 °C.

Qualquer gás componente, que não seja substância ativa, adicionado intencionalmente à formulação de uma mistura de gases.

Gás na pressão de vapor que permanece parcialmente liquefeito em temperatura acima de - 50 °C.

Gás, ou mistura de gases, para tratamento ou prevenção de doenças em humanos ou administrados para fins de diagnóstico médico ou para restaurar; corrigir; ou modificar funções fisiológicas.

Substância ou mistura de substâncias cuja pressão de vapor situa-se acima de 300 kPa absoluta a 50 °C ou permanece na forma gasosa a 20 °C na pressão absoluta de 101,3 kPa. 

Gás altamente refrigerado em equilíbrio de fase (líquido e sua pressão de vapor) e com ponto de ebulição menor ou igual a - 150 °C na pressão absoluta de 101,3 kPa.

Inflamação da mucosa gástrica, uma lesão observada em vários distúrbios não relacionados.

Gastrite com atrofia da mucosa gástrica, das células parietais gástricas e das glândulas mucosas levando a acloridria. A gastrite atrófica geralmente se desenvolve da gastrite crônica.

Gastrite com hipertrofia da mucosa gástrica. Caracteriza-se por pregas gástricas gigantes, diminuição da secreção ácida, secreção excessiva de muco e hipoproteinemia. Entre os sintomas estão vômito, diarreia e perda de peso.

Gel
É a forma farmacêutica semissólida com um ou mais Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais (IFAV) que contém um agente gelificante para fornecer viscosidade a um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 μm – são distribuídas uniformemente. Um gel pode conter partículas suspensas.

É o gel que consiste, usualmente, de parafina líquida com polietileno ou óleos gordurosos com sílica coloidal ou sabões de alumínio ou zinco. 

É o gel resultante da preparação obtida pela incorporação de agentes gelificantes — tragacanta, amido, derivados de celulose, polímeros carboxivinílicos e silicatos duplos de magnésio e alumínio à água, glicerol ou propilenoglicol. 

Inflamação do tecido da gengiva sem a perda de tecido conjuntivo.

 Processo sistemático de avaliação, controle, comunicação e revisão dos riscos à qualidade do insumo farmacêutico ativo.

Produto que destrói micro-organismos, especialmente os patogênicos.

Crescimento acelerado e excessivo em crianças ou adolescentes que são expostos ao hormônio do crescimento humano em excesso antes do fechamento das epífises. Geralmente causado por hiperplasia somatotrófica ou por adenoma hipofisário secretor de hormônio do crescimento. Estes pacientes são de estatura anormalmente elevada, mais que 3 desvios padrão acima da estatura média normal para a idade.

Doença ocular, ocorrendo em várias formas, tendo como principais características um aumento prolongado ou instável da pressão intraocular, na qual o olho não pode permanecer sem danos à sua estrutura ou comprometimento de suas funções. As consequências da pressão elevada podem se manifestar com uma variedade de sintomas, dependendo do tipo e severidade, como escavação do disco óptico, endurecimento do globo ocular, anestesia da córnea, acuidade visual reduzida, visão de halos coloridos ao redor...

Glicose no sangue.

Aparecimento de uma quantidade anormalmente grande glicose na urina, com mais de 500 mg/dia em adultos. Pode ser devido a hiperglicemia ou defeitos genéticos na reabsorção renal (glicosúria renal).

Distúrbio hereditário autossômico devido à reabsorção deficiente de glicose pelos túbulos renais proximais. A perda de glicose urinária pode atingir valores de 50 g/dia. É atribuída às mutações no transportador de sódio-glicose 2 codificado pelo gene SLC5A2.

Neoplasias benignas e malignas do sistema nervoso central derivadas de células gliais (ou seja, astrócitos, oligodendrócitos e ependimócitos).

É a forma farmacêutica sólida que se apresenta sob a forma de pequenas esferas constituídas de sacarose ou de mistura de sacarose e lactose. São impregnadas pela potência desejada e com álcool acima de 70%. 

Inflamação da língua.

Distúrbio idiopático da língua caracterizado pela perda de papilas filiformes que deixam áreas avermelhadas de máculas circinadas ligadas por uma faixa branca. As lesões cicatrizam e, então, outras erupcionam.

Condição causada pela deficiência do corpo em dissipar o calor em um ambiente excessivamente quente ou durante o esforço físico em um ambiente quente. Em contraste à exaustão por calor, a temperatura corporal durante um golpe de calor é perigosamente elevada com a pele vermelha e quente, acompanhada de delírios, convulsões ou coma. Pode ser uma emergência com risco de morte e é mais comum em lactentes e idosos.

É a forma farmacêutica sólida de dose única contendo um ou mais princípios ativos, que consiste de material plástico insolúvel, doce e saboroso. Quando mastigado, libera o princípio ativo. 

Doença infecciosa aguda caracterizada por uma invasão primária do trato urogenital. O agente etiológico, Neisseria gonorrhoeae, foi isolado por Neisser em 1879.

Doença metabólica caracterizada por artrite aguda recorrente, hiperuricemia e deposição de uratos de sódio dentro e ao redor das articulações, às vezes com a formação de cálculos de ácido úrico.

É o granulado contendo, em adição aos ingredientes ativos, substâncias ácidas e carbonatos ou bicarbonatos, os quais liberam dióxido de carbono quando o granulado é dissolvido em água. É destinado a ser dissolvido ou disperso em água antes da administração.

É a forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes. Consiste de agregados sólidos e secos de volumes uniformes de partículas de pó resistentes ao manuseio.

É o granulado destinado a ser dissolvido na água antes da administração. A preparação produzida pode ser levemente leitosa devido aos excipientes utilizados na fabricação dos granulados. 

É o granulado que em contato com um líquido, rapidamente, produz uma dispersão homogênea (suspensão). É destinado a ser disperso antes da administração. 

É o granulado que possui uma ou mais camadas finas de revestimento, normalmente poliméricas, destinadas a proteger o fármaco do ar ou umidade, para fármacos com odor e sabor desagradáveis, para melhorar a aparência dos granulados ou para alguma outra propriedade que não seja a de alterar a velocidade ou extensão da liberação do princípio ativo. 

É o granulado que possui uma ou mais camadas finas de revestimento, normalmente poliméricas, destinadas a modificar a velocidade ou extensão da liberação dos princípios ativos. Vide definição de liberação prolongada. 

É o granulado que possui uma ou mais camadas finas de revestimento, normalmente poliméricas, destinadas a modificar a velocidade ou extensão da liberação dos princípios ativos, apresentando uma liberação retardada do princípio ativo. Vide definição geral de liberação retardada. 

Condição potencialmente fatal, na qual a implantação do embrião ocorre fora da cavidade do útero. A maioria das gestações ectópicas (>96%) ocorre nas tubas uterinas e é conhecida como gravidez tubária. Podem ocorrer em outros locais, como no colo do útero, ovário e cavidade abdominal (gravidez abdominal).