Grupo de doenças de mamíferos transmitidas por carrapatos, incluindo zoonoses em humanos.
Conceitos
Coleção de frascos contendo alíquotas de suspensão de células de composição uniforme e derivados de um único conjunto de células, preservados sob condições definidas que garantam estabilidade no armazenamento.
Cultura de células preparada a partir do banco de células mestre sob condições de cultivo definidas, preservada sob condições definidas e usada para iniciar a cultura de células na produção.
Cultura derivada de uma única colônia ou uma única célula totalmente caracterizada, distribuída em frascos numa operação única. Possui composição uniforme e é preservado sob condições definidas.
É a imersão em água morna, na posição sentada, cobrindo com quantidade suficiente as nádegas e o quadril, geralmente em bacia ou em louça sanitária apropriada previamente limpa.
É um banho de água fervente, a não ser que a monografia especifique outra temperatura. As expressões água quente e água muito quente indicam temperaturas aproximadas entre 60 ºC e 70 ºC e entre 85 ºC e 95 ºC, respectivamente. Banho a vapor significa exposição ao vapor fluente ou outra forma de calor, correspondendo em temperatura à do vapor fluente.
Preparação composta de uma ou mais matérias-primas, com fórmula definida, destinada a ser utilizada como veículo/excipiente de preparações farmacêuticas.
Doença causada por deficiência de tiamina (vitamina B1) e caracterizada por polineurite, patologia cardíaca e edema. A forma epidêmica é encontrada principalmente em áreas onde o arroz branco (polido) é o alimento básico, como no Japão, China, Filipinas, Índia e outros países do sudeste da Ásia.
Indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.
Consiste na comprovação de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio(s) ativo(s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.
Preparação medicamentosa de uso homeopático obtida a partir de produtos biológicos, quimicamente indefinidos: secreções, excreções, tecidos e órgãos, patológicos ou não, produtos de origem microbiana e alérgenos.
Produto cujo insumo ativo é constituído por amostras preparadas e fornecidas por laboratórios especializados.
Doença infecciosa aguda caracterizada por invasão primária do trato urogenital pelo agente etiológico, Neisseria gonorrhoeae.
Embalagem primária que consiste em um recipiente que consiste de uma bandeja moldada com cavidades dentro das quais as formas farmacêuticas são armazenadas, normalmente com uma cobertura de material laminado selada à parte moldada, que deve ser aberta ou rompida para acessar o conteúdo.
Conjunto de requisitos técnicos destinados a garantir a autenticidade dos dados coletados para a avaliação, em cada momento, dos riscos associados a medicamentos; a confidencialidade da identidade das pessoas que apresentaram ou notificaram Reações Adversas; e o uso de critérios uniformes na avaliação das Notificações, bem como na geração de sinais.
Sistema de qualidade que abrange o processo organizacional e as condições nas quais estudos não clínicos relacionados à saúde e à segurança ao meio ambiente são planejados, desenvolvidos, monitorados, registrados, arquivados e relatados.
É parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos sejam consistentemente manipulados e controlados em conformidade com as normas da qualidade requeridas.
Conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição.
Alargamento da glândula tireoide que pode aumentar de cerca de 20 gramas para centenas de gramas em humanos adultos. O bócio é observado em indivíduos com função tireoidiana normal (eutireoidismo), deficiência tireoidiana (hipotireoidismo) ou superprodução hormonal (hipertireoidismo), pode ser congênito ou adquirido, esporádico ou endêmico.
Doença causada pela potente neurotoxina produzida por Clostridium botulinum que interfere na liberação pré-sináptica de acetilcolina na junção neuromuscular. As características clínicas incluem dor abdominal, vômitos, paralisia aguda (incluindo paralisia respiratória), visão turva e diplopia.
Arritmias cardíacas que são caracterizadas por frequência cardíaca excessivamente lenta, geralmente abaixo de 50 batimentos por minuto em humanos adultos.